Plantio de mudas nativas e visitas marcam comemoração do Dia do Rio em Umuarama

Data de publicação: 25/11/2010

Foto da matéria Plantio de mudas nativas e visitas marcam comemoração do Dia do Rio em Umuarama

O Dia do Rio, comemorado ontem (24), motivou a Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, a elaborar um cronograma alusivo. Em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), centenas de mudas de árvores nativas foram plantadas pela manhã. As atividades envolveram a participação de alunos da rede municipal de educação.
As mudas de jangada, pau d'alho, gurucaia, capixingui, aroeira, pimenta, tucaneiro e outras espécies nativas contribuirão para a composição da Área de Preservação Permanente do Rio Xambrê e de uma área de preservação localizada nos arredores do parque San Remo. "Os alunos das escolas Paulo Freire e Sebastião de Matos aprenderam muito sobre a importância da mata ciliar para a proteção das nascentes, e demonstraram estar atentos a diversos temas, como a necessidade de economizar água nas mais diversas atividades cotidianas", comentou o diretor Claudio Marconi.

Visitas
À tarde, representantes da administração municipal, IAP, ministério público e outras entidades ligadas ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) e a Estação de Tratamento de Esgoto da Sanepar.

Rio Piava
Existem aproximadamente 130 propriedades rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava. Através de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, estão sendo intensificados os trabalhos de conservação de solo. O objetivo é a manutenção e a recuperação das condições físicas, químicas e biológicas, estabelecendo critérios para o uso e manejo.
"As diversas ações implementadas com o objetivo de conservar o manancial responsável pelo abastecimento de Umuarama estão surtindo excelentes resultados, graças às parcerias", avalia o prefeito Moacir Silva. Alguns exemplos são a elaboração do plano de manejo, conservação do solo com terraceamento e subsídios para regularização de matas ciliares e reserva legal.