Prefeitura chama agricultores para regularizar notas do produtor

14 de mar de 2013 Diversos
Imagem Prefeitura chama agricultores para regularizar notas do produtor
Prefeitura chama agricultores para regularizar notas do produtor

Agricultores, pecuaristas e arrendatários rurais de Umuarama, com pendências referentes a notas fiscais do produtor, estão convocados a comparecerem ao setor de ICMS e Incra da Prefeitura até o final de março, para prestar contas e regularizar a situação. Cerca de 2,5 mil notas distribuídas aos produtores até dezembro de 2012 (incluindo anos anteriores) ainda encontram-se em aberto e os responsáveis precisam dar baixa para a regularização do cadastro.

Se estiver em dúvida, o produtor deve procurar a Prefeitura ou entrar em contato através do telefone 3621-4125. O responsável pelo setor, Ademir Menegheti, informa que o produtor deve prestar contas caso tenha utilizado as notas ou não. “Algumas notas acabam extraviadas, perdidas, e outras ainda não foram utilizadas. Por isso estamos chamando os agricultores para prestar contar. A Prefeitura tem prazo para atualizar os dados junto ao governo do Estado e o tempo é curto”, lembrou.

As notas do produtor são distribuídas gratuitamente pela Prefeitura, para 3.163 produtores cadastrados. Eles as utilizam na movimentação da produção, seja na venda para indústrias ou diretamente ao consumidor final. A prestação de contas é feita com a devolução da 5ª via ao setor de arrecadação do município e também com a apresentação da contra-nota (nota de entrada) emitida pelas indústrias, quando adquirem a matéria-prima dos produtores.

Caso as pendências não sejam regularizadas, a prefeitura pode cancelar o CadPro (Cadastro do Produtor Rural) e também deixar de liberar novas notas, para a movimentação da produção. “Não temos a intenção de prejudicar o produtor rural, pois sabemos das dificuldades que ele enfrenta no dia a dia. Mas é necessário que a prestação de contas seja feita para que o município atualize os dados e informe a movimentação de mercadorias e serviços ao Estado”, reformou Menegheti.

A prestação de contas também é importante para manter a arrecadação de tributos, para garantir ao município condições de prestar serviços essenciais aos produtores rurais – com o cuidado com as estradas, subsídios para insumos, campanhas e programas de apoio para o incremento da produção, informou o secretário municipal de Finanças, André Bespalez Corrêa.

“A distribuição das notas é gratuita. O único custo para o produtor é a obrigação de vir à prefeitura prestar contas, no período correto, para evitar transtornos e também para ajudar o município a garantir a arrecadação e, com isso, a prestação de serviços públicos de qualidade”, completou o secretário.

Eduardo Santos
Assessoria de Imprensa/ PMU