Projeto que vai trocar lixos recicláveis por alimentos será lançado neste sábado

Data de publicação: 03/06/2011

Foto da matéria Projeto que vai trocar lixos recicláveis  por alimentos será lançado neste sábado

Acontece neste sábado (04), às 8h, na Escola Municipal Vinícius de Moraes, o lançamento do projeto Lixo que Vale. A iniciativa surgiu para incentivar a separação do lixo reciclado por parte dos moradores dos bairros Jabuticabeiras e Sete Alqueires. A ação promoverá a adequação, limpeza e aproveitamento dos materiais, trocados por alimentos saudáveis adquiridos dos pequenos produtores rurais do município e selecionados pelo Banco de Alimentos.
"A escolha dos bairros não se deu de forma aleatória. O projeto piloto leva em conta o fato de os bairros estarem dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Piava, rio que abastece o município", declarou em entrevista o prefeito Moacir Silva. O desenvolvimento conta com a participação efetiva das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Assistência Social, Educação e Saúde, bem como com a parceria do Instituto Federal do Paraná. O IFPr participará promovendo oficinas sobre a coleta seletiva para a população do bairro. O programa foi apresentado e construído com a participação das secretarias mencionadas além do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Umuarama, Conselho Gestor da APA do Rio Piava, Sanepar e lideranças do bairro.

Como acontecerá a coleta

O lixo reciclado será coletado todos os sábados, das 8h às 12h, por funcionários da Prefeitura, que percorrerão as principais ruas dos bairros. O material será pesado e transformado em uma ‘moeda verde'. Este material reciclado será entregue na Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados de Umuarama (Cooperuma), que irá processá-lo, comercializar e devolver o valor da venda ao Banco, em alimentos, mantendo a capacidade de atendimento à demanda.
A cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras, no horário das 13h às 17h, a Prefeitura disponibilizará veículo e funcionários que ficarão em frente ao ginásio de esportes, onde a população - de posse da ‘moeda verde' - fará a troca por alimentos disponíveis no dia.
Foi criado um folder explicativo que será entregue à comunidade do bairro e um modelo da moeda verde com valores de 1, 2, 5 e 10.

Solidariedade

Estará também sendo instalado junto à Escola Municipal Vinícius de Moraes um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) com o objetivo de receber os materiais recicláveis trazidos pelos alunos. O material reciclável será comercializado e a receita obtida ficará com a escola, para uso em ações de seu interesse, sempre com a participação de pais, alunos e professorado.
Para pessoas solidárias, será estimulado que de posse desta moeda verde possam estar doando os alimentos ou as moedas verdes para as pessoas mais carentes do bairro. A ideia conta com apoio do Clube de Mães, igrejas, etc.
Na escola os professores estarão trabalhando com os alunos sobre a importância de uma área de APA, qualidade da água e do meio ambiente, possibilidades de reciclar, importância de uma boa alimentação e os ganhos na saúde.

Pode ser reciclado:

- Jornais, revistas, listas telefônicas, folhetos, folhas de rascunhos e cadernos, papeis de embrulho, caixas de papelão, caixas de leite e sucos.
- Embalagem de alimentos, produtos de beleza, limpeza, tampas, brinquedos, peças plásticas, isopor, baldes e bacias.
- Latas de bebidas, alimentos, produtos de limpeza, sucata e aço
- Garrafas em geral, jarros, vidros de conserva, copos e cacos de vidro
Lembrando que todo material deve estar limpo e separado.

Podem ser pesados juntos:

- Sucatas, vidros, jornais, revistas, papel em branco, latas de embalagens de alimentos.
- Papelão, sacolas de supermercados, embalagens PET, embalagens plásticas de limpeza e alimentos, baldes, bacias, caixas de leite e sucos.
- Latinhas de alumínio e metal

Texto: Patricia Steinbach
Créditos Criação: Rafael Clarindo