Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Trecho da Av. Ângelo Moreira perto da feira do produtor recebe reperfilamento asfáltico

Compartilhar:
6 de jul de 2017 Diversos
Imagem Trecho da Av. Ângelo Moreira perto da feira do produtor recebe reperfilamento asfáltico
Trecho da Av. Ângelo Moreira perto da feira do produtor recebe reperfilamento asfáltico

 A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos realizou o reperfilamento de um trecho de duas quadras da Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, entre as avenidas Apucarana e São Pedro, onde acontece a feira do produtor todas as quartas-feiras e a Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes (Faísca) nas tardes de sábado. O trabalho foi rápido – durou apenas um dia –, mas terá grande durabilidade e atende a um pedido antigo dos moradores, dos feirantes e de muitos motoristas que utilizam aquela rota.

O prefeito Celso Pozzobom acompanhou o trabalho, na manhã desta sexta-feira, 30. O secretário de Obras, Isamu Oshima, destacou que a utilização de uma máquina vibroacabadora possibilitou rapidez no serviço e um acabamento idêntico ao recapeamento asfáltico. “A diferença entre os dois processos é basicamente a espessura da capa asfáltica, que é maior no recape. Porém o reperfilamento feito com a vibroacabadora possibilita a mesma qualidade, com durabilidade mínima de cinco anos”, explicou.

Em 320 metros de extensão, foram aplicadas cerca de 70 toneladas de massa asfáltica usinada a quente para cobrir 2.250 metros quadrados. Além de espalhar o material por igual, o rolo compressor de 20 toneladas compactou o pavimento, que ficou como novo. “O grande volume de veículos, incluindo caminhões pesados, também vai reforçar a compactação naquele trecho, que estava bem danificado por ser um pavimento antigo”, acrescentou o secretário. Ele lembrou que apenas um sentido da vida recebe recape na gestão passada. “Agora recuperamos o outro sentido e em breve vamos levar o recapeamento para outros trechos da cidade”, completou.

Para Celso Pozzobom, a qualidade do serviço chama a atenção. “O investimento é pequeno, porque utilizamos mão de obra e caminhões da Prefeitura. E em breve fecharemos a compra de um equipamento desses para agilizar a recuperação do asfalto em nossas vias. O tapa-buraco ainda vai continuar, porque não há recursos suficientes para recuperar de uma vez todas as ruas de Umuarama. Mas na medida do possível, vamos aplicar o reperfilamento e o recape para garantir cada vez mais conforto e segurança para os umuaramenses, bem assegurar as condições para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse.

 

PARQUE INDUSTRIAL

Nesta semana também entrou em fase final a pavimentação da última rua do Parque Industrial 3A que ainda não contava com asfalto – a rua Projetada J, um trecho da Estrada Velha do Aeroporto. Pozzobom e o secretário Isamu também visitaram a obras na sexta-feira e a previsãod e conclusão para agosto pode ser antecipada. O investimento conta apenas com recursos municipais.

A pavimentação foi orçada em R$ 400 mil. “Estamos eliminando as dificuldades para a expansão das nossas indústrias e queremos melhorar as condições de tráfego e escoamento da produção, tornando o parque mais atrativo para novos empreendimentos”, avaliou Pozzobom. O secretário de Obras informou que serão 470 metros lineares de pavimentação, totalizando 4.850 m² de asfalto, além de sarjeta, calçadas e das galerias pluviais já implantadas.

De acordo com o prefeito, muitos empresários têm procurado a Prefeitura para conhecer as características da economia local e quais incentivos o município pode conceder. “Uma boa infraestrutura é fundamental para atrair empreendimentos e garantir a geração de empregos e divisas para o desenvolvimento de Umuarama”, completou.

 

Galeria de Imagens