6 de jul de 2017 Diversos
Imagem Trecho da Av. Ângelo Moreira perto da feira do produtor recebe reperfilamento asfáltico

A Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos realizou o reperfilamento de um trecho de duas quadras da Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, entre as avenidas Apucarana e São Pedro, onde acontece a feira do produtor todas as quartas-feiras e a Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes (Faísca) nas tardes de sábado. O trabalho foi rápido – durou apenas um dia –, mas terá grande durabilidade e atende a um pedido antigo dos moradores, dos feirantes e de muitos motoristas que utilizam aquela rota.

O prefeito Celso Pozzobom acompanhou o trabalho, na manhã desta sexta-feira, 30. O secretário de Obras, Isamu Oshima, destacou que a utilização de uma máquina vibroacabadora possibilitou rapidez no serviço e um acabamento idêntico ao recapeamento asfáltico. “A diferença entre os dois processos é basicamente a espessura da capa asfáltica, que é maior no recape. Porém o reperfilamento feito com a vibroacabadora possibilita a mesma qualidade, com durabilidade mínima de cinco anos”, explicou.

Em 320 metros de extensão, foram aplicadas cerca de 70 toneladas de massa asfáltica usinada a quente para cobrir 2.250 metros quadrados. Além de espalhar o material por igual, o rolo compressor de 20 toneladas compactou o pavimento, que ficou como novo. “O grande volume de veículos, incluindo caminhões pesados, também vai reforçar a compactação naquele trecho, que estava bem danificado por ser um pavimento antigo”, acrescentou o secretário. Ele lembrou que apenas um sentido da vida recebe recape na gestão passada. “Agora recuperamos o outro sentido e em breve vamos levar o recapeamento para outros trechos da cidade”, completou.

Para Celso Pozzobom, a qualidade do serviço chama a atenção. “O investimento é pequeno, porque utilizamos mão de obra e caminhões da Prefeitura. E em breve fecharemos a compra de um equipamento desses para agilizar a recuperação do asfalto em nossas vias. O tapa-buraco ainda vai continuar, porque não há recursos suficientes para recuperar de uma vez todas as ruas de Umuarama. Mas na medida do possível, vamos aplicar o reperfilamento e o recape para garantir cada vez mais conforto e segurança para os umuaramenses, bem assegurar as condições para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse.

PARQUE INDUSTRIAL

Nesta semana também entrou em fase final a pavimentação da última rua do Parque Industrial 3A que ainda não contava com asfalto – a rua Projetada J, um trecho da Estrada Velha do Aeroporto. Pozzobom e o secretário Isamu também visitaram a obras na sexta-feira e a previsãod e conclusão para agosto pode ser antecipada. O investimento conta apenas com recursos municipais.

A pavimentação foi orçada em R$ 400 mil. “Estamos eliminando as dificuldades para a expansão das nossas indústrias e queremos melhorar as condições de tráfego e escoamento da produção, tornando o parque mais atrativo para novos empreendimentos”, avaliou Pozzobom. O secretário de Obras informou que serão 470 metros lineares de pavimentação, totalizando 4.850 m² de asfalto, além de sarjeta, calçadas e das galerias pluviais já implantadas.

De acordo com o prefeito, muitos empresários têm procurado a Prefeitura para conhecer as características da economia local e quais incentivos o município pode conceder. “Uma boa infraestrutura é fundamental para atrair empreendimentos e garantir a geração de empregos e divisas para o desenvolvimento de Umuarama”, completou.