Vigilância Ambiental retoma trabalho contra a dengue

7 de jan de 2017 Diversos
Imagem Vigilância Ambiental retoma trabalho contra a dengue
Vigilância Ambiental retoma trabalho contra a dengue

O novo chefe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Flávio Posseti, reuniu os agentes de combate a endemias para repassar orientações nesta semana, no anfiteatro da Prefeitura, abrindo o ano epidemiológico de 2017. Durante um dia todo, dezenas de agentes tiveram palestras e discutiram o planejamento do trabalho a ser realizado ao longo do ano, no combate às diversas endemias.

Um dos principais focos será a prevenção e controle da dengue e demais doenças associadas ao mosquito Aede aegypti. O trabalho preventivo e também de bloqueio, caso haja confirmação de contágio, é realizado pelas equipes da Vigilância Ambiental.

No ano passado, Umuarama teve 60 casos de dengue confirmados, dos quais 48 contraídos dentro da cidade e 12 em outras localidades. No total, o município registrou 796 casos suspeitos – que foram descartados após exames laboratoriais e investigação clínica e epidemiológica. A região mais crítica foi a do Posto de Saúde Central, onde foram confirmados 8 casos entre as 65 suspeitas notificadas.

Houve ainda um caso de febre chikungunya e três de Zíca Vírus em todo o município. “Vamos concentrar esforços nos locais de maior infestação do mosquito transmissor, que serão identificados após o Levantamento de Índice Rápido para Infestação por Aedes aegypti (Liraa), mas o trabalho preventivo será feito em toda a cidade. Além das visitas e orientações dos agentes, contamos com a colaboração da população para evitar a reprodução do mosquito eliminando recipientes ao ar livre, que possam acumular água. Precisamos trabalhar em conjunto”, reforçou Posseti.