Educação

Coordenadora pedagógica do município tem artigo publicado em revista nacional

Data de publicação: 15/05/2021

Foto da matéria Coordenadora pedagógica do município tem artigo publicado em revista nacional

A edição número 260 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), uma das publicações mais conceituadas do país na área, traz um artigo científico produzido pela coordenadora da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato, em conjunto com a doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Elsa Midori Shimazaki.

Formada em Pedagogia pela Faculdade UniALFA, de Umuarama, Patrícia é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O artigo, que foi recebido pela revista em novembro de 2019 e aprovado para publicação em dezembro do ano passado, tem como tema a produção de texto no 3º ano do Ensino Fundamental, a partir da revisão e reescrita, no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

No resumo, Patrícia explica que o trabalho apresenta parte da pesquisa de mestrado em Educação que discute a temática produção de texto, alfabetização e desenvolvimento das funções psicológicas superiores, com foco na atenção, percepção e memória. “O objetivo foi compreender como a reescrita, a partir da revisão orientada pelo professor, contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em alunos no 3º ano do Fundamental”, explica.

Utilizando como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, pautada na perspectiva histórico-cultural e na concepção de escrita como trabalho para coleta e análise dos dados, o trabalho indica que as etapas de revisão e reescrita, quando utilizadas pelo professor como ferramenta metodológica, favorecem o desenvolvimento da atenção, da percepção e da memória do aluno, “pois conduzem-no ao entendimento de características específicas do texto escrito e dirigem sua atenção para selecionar informações pertinentes, fazer associações armazenadas na memória para organizar o pensamento e executar o texto escrito que atenda à finalidade comunicativa da interlocução”, completa.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, parabenizou a coordenadora pela publicação e disse que, para o município, “é uma honra ter uma publicação científica da nossa coordenadora pedagógica em uma revista de tamanha importância em todo o país”, disse. “A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é ‘Qualis CAPES A 1’, a mais almejada porque projeta os trabalhos em nível nacional e até para fora do país”, reforçou.

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