Programa ambiental estimula alunos na produção de textos e desenhos

26 de ago de 2019 Educação
Imagem Programa ambiental estimula alunos na produção de textos e desenhos
Programa ambiental estimula alunos na produção de textos e desenhos

A Secretaria Municipal de Educação e o Programa Ambiental Campo Limpo, em conjunto com as escolas do município, estão discutindo questões ambientais em sada de aula e auxiliando os alunos de 4º e 5º anos a desenvolver a capacidade de se expressar sua visão de mundo por meio de textos e desenhos. Neste ano a parceria tem a participação das 22 escolas da Rede Municipal e envolve 1.157 alunos. Os professores utilizam materiais e realizam atividades do programa em sala de aula desde o retorno do recesso escolar.

A participação de alunos e escolas é gratuita. Os trabalhos devem ter responsabilidade compartilhada e o aluno como protagonista. O tema é “Como fazer a minha parte na gestão dos resíduos”. Os professores baseiam a ação no conteúdo dos kits educativos para preparar os alunos. Na categoria desenho, o aluno deve desenhar a mão livre na técnica em que preferir (giz de cera, hidrocor, lápis de cor, guache, etc.), inspirado no tema.

A seleção seguirá critérios e adequação ao tema, criatividade, originalidade e distribuição do desenho na página e cada aluno poderá concorrer com um único desenho. Conforme o regulamento, não serão aceitas colagens ou cópias de obras publicadas em qualquer instância. “Se for classificado na etapa local, o aluno poderá concorrer com outros desenhos na etapa nacional”, lembra a coordenadora educacional Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira, da Secretaria Municipal de Educação.

Na seleção da etapa local serão classificados o aluno, seu respectivo professor e escola, que receberão os seguintes prêmios: 1º lugar – aluno: bicicleta; professor e escola: som portátil; 2º lugar – aluno e professor: headphone; escola: HD externo; e 3º lugar – aluno: kit escolar; professor: carregador de celular portátil; escola: jogos de tabuleiro. A etapa nacional também elegerá os três melhores trabalhos, premiando aluno, professor e escola. Os resultados desta etapa serão divulgados a partir de outubro.

Na categoria redação o texto deverá ser manuscrito, com no mínimo 20 linhas em gênero narrativo ou dissertativo; não poderá ter desenhos, ilustrações ou enfeites de qualquer natureza; ser escrito em caneta azul ou preta, sem rasuras. Não serão aceitas cópias ou trechos de obras já publicadas e os critérios para seleção serão: adequação ao tema, clareza e coerência textual. Cada aluno poderá concorrer com uma única redação na etapa local, e outras redações se for qualificado para a etapa nacional. A premiação é a mesma da categoria desenho.

O Programa Ambiental Campo Limpo é realizado pela Adita (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária) e inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), em conjunto com a Secretaria de Educação do município.

Recentemente, Adita e Prefeitura também se reuniram em ações visando o Dia Nacional do Campo Limpo no distrito de Santa Eliza – que teve o plantio de flores e plantas ornamentais na praça da igreja local – e na Escola Municipal Cândido Portinari, no Conjunto Sonho Meu, com uma prática de sala de aula abordando questões ambientais com os alunos do 4º e 5º ano. Eles participaram da dinâmica de construção do mural do pensamento, com base nos conhecimentos adquiridos e nas discussões em sala.

Fotos: clique aqui