Educação

Data de publicação: 01/06/2020

Foto da matéria Secretaria de Educação repassará recursos da merenda a famílias de alunos mais carentes

Neste mês de junho, a partir do dia 15, a Secretaria Municipal de Educação de Umuarama vai repassar os recursos da merenda aos alunos da rede pública municipal cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A condição será aferida mediante inscrição da família em programas de assistência social (como o CadÚnico e Bolsa Família) ou pela demonstração de renda familiar de até dois salários-mínimos nacionais. As famílias enquadradas nestes critérios receberão R$ 23,02 por aluno, em razão do auxílio denominado “Merenda em Casa”.

A secretária Mauriza de Lima Menegasso (Educação) explicou que a secretaria organizou-se para atender aos alunos mais vulneráveis da rede municipal. “Para definir o valor, realizamos uma média por aluno considerando o investimento com alimentação escolar em 2019”, disse. “Em abril o município distribuiu os alimentos que estavam em estoque. Em maio não houve repasse, por conta dos questionamentos da Justiça e agora faremos o pagamento em dinheiro referente aos meses de maio e junho no próximo dia 15”, acrescentou.

Os pais serão convocados a comparecer à escola onde o filho estiver matriculado conforme agendamento, para evitar aglomeração, e com todos os cuidados para evitar o contágio da Covid-19. “Na escola eles preencherão um cadastro e informarão a conta onde o dinheiro deverá ser depositado. Quem não tiver conta poderá sacar na boca do caixa, por meio de ordem bancária, nas agências da Caixa Econômica Federal”, explicou Mauriza. Para o saque será necessário apresentar CPF e documento com foto.

“Diante do cenário econômico atual, muitos pais e responsáveis legais tiveram suas rendas diminuídas ou até mesmo perderam os empregos, o que pode aumentar os cadastros de Bolsa Família e, com isso, ampliar o total de atendidos”, acrescentou. O auxílio emergencial oferecido pela Educação deve atingir R$ 345,5 mil, assegurando uma melhoria na alimentação das famílias em situação vulnerável de milhares de alunos da rede municipal.

Como a questão foi judicializada, pode haver alterações no repasse para os próximos meses, conforme eventuais decisões judiciais.

ORIENTAÇÕES

Para receber o auxílio ‘Merenda em Casa’, os pais ou responsável legal deverão comparecer procurar a unidade educacional onde seu filho estudando no dia agendado, que será informado pelos gestores. Pais que possuem filhos em duas unidades diferentes poderão realizar o cadastro em apenas uma delas. Se houver dúvida, deverão entrar em contato com os gestores da escola. Cada escola divulgará o cronograma de cadastro para o seu grupo de pais.

As datas limites são as seguintes:

Escolas – Infantil 4 ao 5º Ano

Quarta-feira (03/06) – Infantil 4 e Infantil 5

Quinta-feira (04/06) – 1º Anos, 2º Anos e EJA

Sexta-feira (05/06) – 3º Anos, 4º Anos e 5º Anos

Escolas – Berçário ao 5º Ano

Quarta-feira (03/06) – Berçário à Jardim, Infantil 4 e Infantil 5

Quinta-feira (04/06) – 1º Anos e 2º Anos

Sexta-feira (05/06) – 3º Anos, 4º Anos e 5º Anos

Centros de Educação Infantil – Berçário ao Infantil 5 (0 a 5 anos)

Quarta-feira (03/06) – Berçário à Jardim

Quinta-feira (04/06) – Infantil 4 e Infantil 5