Agência do Trabalhador inicia “Dia D” da inclusão de PCD

17 de set de 2019 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Agência do Trabalhador inicia “Dia D” da inclusão de PCD
Agência do Trabalhador inicia “Dia D” da inclusão de PCD

Uma programação bem diversificada foi preparada pela Agência do Trabalhador da Prefeitura de Umuarama, para atender a pessoa com deficiência (PCD) com orientações profissionais e apoio para inserção no mercado de trabalho, que vai culminar com o “Dia D” no próximo dia 26. O cronograma começou com orientações sobre carreiras e empregabilidade para reabilitados da Previdência Social (INSS), na manhã desta quinta-feira, 12.

Em um bate-papo descontraído, pessoas que foram reabilitadas para o trabalho após períodos de afastamento por acidente ou outros motivos conversaram com o acadêmico de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), Thiago Gouvea da Silva, a gerente da Agência do Trabalhador, Camila Orlandini da Matta, e o assessor jurídico do Ministério Público do Trabalho, Luiz Carlos Alves.

“Conversamos sobre como funciona o atendimento da agência, repassamos dicas para entrevista de trabalho, preparação do currículo, e a questão das cotas obrigatórias de vagas para PCD e reabilitados – 5% em empresas com mais de 100 funcionários –, além de esclarecer dúvidas dos participantes quanto à acessibilidade e adequações nas empresas contratantes”, disse Camila Orlandini.

O evento foi promovido pelo INSS e Agência do Trabalhador. No próximo dia 18 haverá oficinas de bolachas para alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), promovido pelo Senac e agência, com dois grupos – das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

O “Dia D” – 26/09 – terá apresentação de música em Libras, composta por profissionais da Prefeitura egressos do Curso de Libras, e reunião com os gerentes e atendentes das Agências do Trabalhador da Regional de Umuarama a partir das 8h30, através de parceria entre a agência, o Sesi/Senai e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), com Elaine Totoli e Thiago Vinícius de Azevedo.

À noite, 19h30, haverá palestra em alusão ao Dia do Surdo com Kate Maria da Silva Schroeder e os professores surdos Fernandes Bolson, Nádia Valentin, Sheila Regina Cuffa e Eduardo Megda, Tânia Marques (Cadastro Único), Gilclece Vieira (CRAS) e Emanuelle Cezário (intérprete), em parceria com a Associação dos Surdos de Umuarama (Assumu).

Fechando a programação, dia 27 haverá palestras na Apae às 8h30 e 13h30 com o procurador do Ministério Público do Trabalho, André Vinicius Melatti, e a técnica do INSS Keity Ayumi Akimura.

Fotos - clique no link: https://www.flickr.com/photos/167581318@N03/albums/72157710815231748