Agências são orientadas a aproximar aprendiz e PCD do mercado de trabalho

29 de ago de 2019 Indústria, Comércio e Turismo
Imagem Agências são orientadas a aproximar aprendiz e PCD do mercado de trabalho
Agências são orientadas a aproximar aprendiz e PCD do mercado de trabalho

Representantes de Agências do Trabalhador de 38 municípios das regionais de Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão e Cianorte, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 29, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), para qualificação com técnicos da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) sobre o Programa Aprendiz e a inclusão da pessoa com deficiência (PCD) no mercado de trabalho.

O encontro macrorregional contou com cerca de 60 participantes, que foram orientados sobre o programa de aprendizagem e seus aspectos legais, o perfil do aprendiz e orientações sobre a abertura de vagas para PCD (e o que diz a legislação). “Trouxemos essa capacitação aos atendentes das agências pela importância da oferta de vagas para colocar os adolescentes, a partir dos 14 anos, no mercado de trabalho e afastá-los das ruas, da ociosidade e dos perigos que enfrentam nessa fase da vida”, explicou a técnica Shanny Mara Neves.

Abordando questões legais com base no decreto 5.598/2005 – que regulamenta a contratação de jovens pelo mercado de trabalho – e também o capítulo IV da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que versa sobre a proteção do trabalho do adolescente, a técnica disse que o objetivo do encontro foi instrumentalizar as agências para desenvolverem essa importante ação.

Em Umuarama, a chefe da Agência do Trabalhador, Camila Orlandini da Matta, disse que apenas em agosto, em parceria com o Senac, foram encaminhados para entrevistas de emprego cerca de 100 adolescentes. “Nossa maior dificuldade é com PCD, pois enfrentamos uma resistência por parte das pessoas com deficiência. As vagas estão no sistema, mas não encontramos candidatos para atender toda a demanda”, comentou.

Para aproximar a empresa da pessoa com deficiência, a Sejuf e as agências realizarão o “Dia D” de inclusão no próximo dia 27, em todos os municípios que contam com agências do trabalhador. “Organizar esse evento é um dos objetivos deste encontro. Na ocasião levaremos as empresas até as agências, para entrevistar as pessoas com interesse nas vagas para PCD. Será um dia estadual de mobilização para reduzirmos essa distância entre a pessoa e o emprego”, apontou Shanny.

“Por isso é importante essa troca de conhecimentos, essa construção coletiva de procedimentos para a inclusão tanto do aprendiz quanto da pessoa com deficiência, que é um importante trabalho social”, completou. O encontro foi conduzido pela chefe do escritório regional da Sejuf em Umuarama, Cristiane Revesso, com participação do técnico Walmir dos Santos e do secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Umuarama, Douglas Bácaro.

Fotos: clique aqui