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Procon orienta consumidor para não ter dor de cabeça na ‘black friday’

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21 de nov de 2020 Procon
Imagem Procon orienta consumidor para não ter dor de cabeça na ‘black friday’
Procon orienta consumidor para não ter dor de cabeça na ‘black friday’

Como no restante do país, Umuarama terá na próxima sexta-feira, 27, a famosa promoção ‘black friday’, quando grandes redes de lojas oferecem uma vasta linha de produtos com grandes descontos e condições especiais aos consumidores. Diante disso, o Procon Umuarama divulga algumas orientações para que o umuaramense evite dores de cabeça ao realizar sua compra.

De acordo com o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, João Paulo Souza Oliveira, a primeira dica é pesquisa de preço. “É prudente que o consumidor monitore o preço do produto que pretende adquirir na black friday para evitar falsas promoções, a famosa ‘metade do dobro’. Para isso, sites ‘buscadores’ (como Buscapé, Zoom, Baixou, entre outros) continuam sendo uma forma eficiente para verificar o de preço real de cada produto”, orienta. Veja as outras dicas do Procon-Umuarama.

Cuidado com golpes

O consumidor deve desconfiar de descontos exagerados que fogem ao senso comum, procurando constatar a idoneidade da plataforma digital antes de qualquer compra. O Procon-SP disponibiliza uma lista de sites a serem evitados, uma importante ferramenta a ser utilizada. Consulte em https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php Se a compra for por boleto, confira os dados da empresa fornecedora antes de efetuar o pagamento.

Evite clicar em links de promoções enviados por e-mail e aplicativo de conversa. Desconfie de promoções com curto prazo de duração (válidas somente por algumas horas), pois podem ser uma tentativa de golpe. Antes de prosseguir com qualquer compra online, o consumidor deve conferir no site oficial da empresa se a oferta realmente existe.

Veja a reputação da empresa

Antes de fechar a compra, pesquisar a reputação da empresa na internet é uma boa pedida e pode evitar dores de cabeça. Sites como o www.reclameaqui.com.br possuem um vasto registro que revela quais são os tipos de problemas mais comuns causados pela empresa.

Produto escolhido – consumidor precavido

Definido o produto e qual empresa comprar, é importante que o consumidor guarde o máximo de informações sobre a operação, como por exemplo: oferta, fechamento do pedido e comprovante de pagamento. Tais documentos facilitam o procedimento na hora de registrar uma reclamação perante o Procon, em caso de infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Feita a compra, conheça seus direitos

O consumidor tem 30 dias para reclamar de vícios constatados em bens não duráveis e de 90 dias em bens duráveis, ou seja: a garantia legal! Fique esperto: alguns produtos possuem uma garantia maior, denominada garantia contratual.

Se o produto adquirido apresentar algum vício, o fornecedor terá 30 dias para realizar o respectivo reparo. Não sendo possível reparo no prazo legal, o consumidor pode requerer a substituição do produto, restituição do valor pago ou o abatimento proporcional do preço.

Por fim, para operações realizadas pela internet o consumidor poderá desistir da compra, mesmo injustificadamente, dentro de um prazo de 7 dias, sem qualquer penalidade.

Caso tenha dúvidas ou necessite de maiores informações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone (44) 3621-5600. Boas compras!