“Dia D” do Agosto Azul teve ações no último sábado, no CEM

26 de ago de 2019 Saúde
Imagem “Dia D” do Agosto Azul teve ações no último sábado, no CEM
“Dia D” do Agosto Azul teve ações no último sábado, no CEM

No mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu uma série de parceiros para oferecer no último sábado, 24, “Dia D” da Campanha Agosto Azul, uma série de exames médicos, orientações e atendimentos das 8h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O foco é o público masculino.

“Estamos oferecendo diversos atendimentos e conscientização aos homens sobre a importância da saúde preventiva, de antecipar os problemas e evitar complicações, que se tornam frequentes com o avanço da idade”, explicou a coordenadora de ESF nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria de Saúde, Simony Rodrigues Bernadelli. O CEM fica na Avenida Rio Branco, ao lado do Pronto Atendimento Municipal.

Como o mês concentra várias campanhas (incentivo à amamentação, combate à violência contra a mulher e o ‘não passe sufoco’, entre outras), que envolvem as equipes das unidades de saúde, a coordenação do Agosto Azul decidiu centralizar as ações no “Dia D” e realizar outros atendimentos nas UBS durante o Novembro Azul – mês nacional da saúde do homem.

“Como em eventos anteriores, tivemos avaliações bucais, coletas de sangue para PSA, análises de pele, avaliações de risco cardíaco, orientações nutricionais, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, atualização da carteira vacinal, massagem, corte de barba e cabelo, orientações sobre tabaco, álcool, drogas e doenças sexualmente transmissíveis”, lembrou o diretor de Atenção Primária em Saúde e Serviços Odontológicos, Elizeu Ampessam.

O prefeito Celso Pozzobom acompanhou as atividades e estimula os homens a comparecerem. “É importante ver os homens preocupados com a sua saúde e, melhor ainda, atentos à prevenção”, comentou. A secretária da Saúde, Cecília Cividini, reforçou o convite: “Queremos uma grande participação no ‘Dia D’. Aproveite os serviços gratuitos e o atendimento. Identificar problemas com antecedência e iniciar o tratamento de forma precoce aumenta as chances de cura e de uma vida normal”, finalizou.

PARCEIROS

A preparação do “Dia D” contou com representantes dos hospitais Cemil, Norospar, Nossa Senhora Aparecida e Uopeccan, 12ª Regional de Saúde, Sesc, Senac, Samu, Rotary Club, Laboratório São Francisco de Análises Clínicas e Universidade Paranaense (cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, e Estética e Cosmetologia), além de uma ampla equipe da Secretaria Municipal de Saúde.