Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Fiscalização contra a Covid-19 resulta em 11 notificações e infrações no fim de semana

Compartilhar:
3 de mai de 2021 Saúde
Imagem Fiscalização contra a Covid-19 resulta em 11 notificações e infrações no fim de semana
Fiscalização contra a Covid-19 resulta em 11 notificações e infrações no fim de semana

Em cumprimento aos decretos municipais de enfrentamento à pandemia de coronavírus em Umuarama, com medidas e orientações a serem observadas pelo comércio e população, mais uma ação de fiscalização foi realizada durante o final de semana pelas equipes da Guarda Municipal e do Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Polícia Militar.

Entre quinta-feira, 29, e o último sábado, 1º, foram emitidas duas infrações, nove notificações e realizadas 21 orientações, envolvendo tabacarias, bares, lanchonetes, restaurantes, trailer de lanches, rondas em estradas rurais e festas residenciais, além de um vestibular (orientação). Além disso, a Vigilância Sanitária está entregando notificações de multa para pessoas que estavam aglomeradas na Avenida Maringá e tiveram o CPF anotado durante a fiscalização. Mais de 20 CPFs já foram identificamos e as multas enviadas pelos Correios. A multa individual por aglomeração é de R$ 202,00 e pode ser acrescida da multa de R$ 106,00 por não usar máscara.

No domingo, 2, por volta das 10h, a equipe realizou patrulhamento junto com a Polícia Militar na quadra esportiva da escola no Parque Industrial, onde havia aglomeração de cerca de 150 pessoas devido a um torneio de futsal. Os participantes foram convidados a se retirar e obedeceram, com muitas reclamações e ânimos alterados. O responsável pelo torneio foi identificado e disse acreditar que as competições estavam liberadas, devido ao último decreto estadual. Posteriormente, às 15h30, a Guarda recebeu ligação informando sobre aglomeração no local.

Às 17h50 o vigia do Bosque Uirapuru pediu apoio pois um homem adentrou ao local mesmo sendo orientado a não entrar, devido às medidas restritivas contra a Covid. A equipe foi ao bosque e orientou o homem, que atendeu à recomendação e deixou o local. Por volta das 22h40, uma viatura da GMU deslocou-se até uma chácara na Rua Santo André, Jardim São Cristóvão, para verificar denúncia de festa com aglomeração. No local, o responsável informou que o evento já havia se encerrado.

Na sexta-feira, por volta da meia-noite, um veículo foi notificado por estar estacionado em local proibido, na quadra onde funciona a feira no Lago Aratimbó e outro por estar com som alto na Rua Curió, próximo ao lago. Devido à presença da Guarda, outros veículos e pessoas que estavam no local se dispersaram. Posteriormente, outro veículo foi notificado por som alto na Avenida Maringá, região central.

A equipe também recebeu e conferiu denúncias de aglomeração na Rua Cambé e Av. Maringá, no sábado, festa com aglomeração de pessoas na Rua Sarandi e na Rua São Francisco, Jardim São Cristóvão, aglomeração de pessoas na calçada na Av. Ângelo Moreira da Fonseca, na Rua Valdomiro Sandri e na Rua João Faneco com Tomé de Souza, Jardim San Rafael – situações resolvidas no local, com orientação.

Uma pastelaria foi notificada por colocar mesas na calçada. Houve outra denúncia de aglomeração na Rua Cambé e Av. Maringá, em frente a estabelecimentos comerciais que poderiam funcionar até as 23h. Após este horário, Guarda Municipal e Polícia Militar realizaram ação para dispersar a aglomeração de pessoas e alguns que insistiam em permanecer, ao serem informados que seria anotado o número do CPF, também se retiraram.

Visualizar imagens Flickr