Avenida Ivo Sooma recebe sinalização vertical e horizontal

20 de mai de 2020 Umutrans
Imagem Avenida Ivo Sooma recebe sinalização vertical e horizontal
Avenida Ivo Sooma recebe sinalização vertical e horizontal

A Avenida Ivo Sooma está recebendo sinalização vertical e horizontal para orientar o tráfego de veículos. O serviço faz parte do contrato de construção da nova via urbana e é executado pela empresa responsável pela obra. A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) também está implantando dois “anjinhos”, que são dispositivos eletrônicos educativos para conscientizar os motoristas sobre o respeito aos limites de velocidade.

A última etapa da implantação da avenida será a iluminação com luminárias em LED. “A aquisição e instalação da rede de iluminação pública ainda depende de licitação, porém o processo está bem adiantado e deve acontecer nos próximos dias. Além disso, a construtora também fará alguns reparos em trechos do asfalto que sofreram desgaste e necessitam de revisão, antes que a obra seja entregue ao município”, explicou o diretor de Obras da Prefeitura, Nélio Guazzelli.

A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, informou nesta quarta-feira, 20, que os dois “anjinhos” já foram acionados. “O equipamento é educativo – apenas orienta o motorista quanto à velocidade praticada –, mas com a instalação dos ‘anjinhos’ em diversas vias públicas temos notado uma redução de velocidade”, lembrou. O excesso de velocidade está associado a cerca de 90% dos acidentes registrados pela Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Samu – acionados quando há registro de vítimas.

Os dispositivos educativos fixos estão instalados nas seguintes Tiradentes (dois), Paraná (dois), Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (três), Presidente Castelo Branco (dois), Parigot de Souza, Ariovaldo Rodrigues de Moraes, Portugal e Brasil, também no Bosque Uirapuru e nas ruas Dr. Camargo e Ministro Oliveira Salazar, bem como na rodovia para o Parque Jabuticabeiras – futura Av. Pedromiro José Fernandes.

O indicador de velocidade alerta o motorista com a palavra ‘perigo’ em vermelho, quando ele excede o limite de velocidade; ‘alerta’ em amarelo quando o veículo estiver próximo do limite e ‘parabéns’ em verde, para quem trafegar abaixo da velocidade estabelecida para o trecho. Alguns dispositivos são dotados de câmeras integradas à Guarda Municipal e Secretaria de Segurança Pública para emitir alertas (com leitor de placas OCR) sobre a passagem de veículos com registro de furto ou roubo.

Quanto à sinalização vertical (placas) e horizontal (faixas) da Ivo Sooma, o projeto foi elaborado pela Umutrans e a execução está a cargo da empresa, sob acompanhamento do órgão de trânsito do município. O investimento total na implantação da avenida é de aproximadamente R$ 7,3 milhões, em parceria com o governo do Estado.

“Com a revitalização da Ângelo Moreira e a implantação da Ivo Sooma, Umuarama ganha um acesso moderno, seguro e rápido para o centro da cidade, beneficiando milhares de moradores daquelas regiões que estudam, trabalham e gastam no comércio, e também visitantes que chegam do Oeste do Estado, do Mato Grosso do Sul e Paraguai, tanto pela PR-323 quanto pela rodovia PR-489, que nos liga a Xambrê e ao rio Paraná”, apontou o prefeito Celso Pozzobom.

Vídeo desta notícia - clique aqui