10 de mar de 2020 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Com apoio da Prefeitura, produção de feno garante alimentação do rebanho no inverno

Uma das ações do Programa Pró-Leite, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama para aumentar a produção leiteira com apoio aos produtores, é a suplementação alimentar dos rebanhos. A Prefeitura oferece horas-máquina de tratores e pá-carregadeira para correção e preparo do solo, reforma de pastagens e também equipamentos e acompanhamento técnico para a produção de feno, uma forragem que garante a alimentação do gado em períodos de seca e inverno rigoroso.

Várias propriedades já aderiram à prática, realizada gratuitamente pela equipe da Agricultura da Prefeitura. “O produtor precisa conhecer novas técnicas para não deixar faltar alimento ao rebanho. Com as temperaturas altas e a chuva abundante no verão há excesso de alimento num período do ano. Já no inverno, que costuma ser frio e seco, há escassez. É fundamental se antecipar aos fatores climáticos e estocar alimento para o rebanho no período de fartura”, explicou o diretor de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, Vinícius Chimenez.

Nas grandes propriedades é comum a produção de silagem, com o cultivo de milho e outras culturas em áreas consideráveis. Nos sítios menores, porém, nem sempre há espaço para agricultura, pois quase toda a área é ocupada por pastagens. Como a produção de gramíneas atinge o pico nos meses mais quentes, a fenação permite armazenar o excedente.

“Os fardos de feno praticamente não ocupam espaço na propriedade, pleo pequeno tamanho, e são muito bem-aceitos pelo gado, permitindo a oferta regular de alimento o ano todo”, explicou Vinícius. O feno é uma mistura de plantas ceifadas e secas, gramíneas e leguminosas, usada como forragem mediante a desidratração, que retira a água e o valor nutritivo. “Outra vantagem é o longo período que o material pode ser armazenado sem estragar, até mais de um ano desde que não tenha contato com umidade”, acrescenta.

O sítio dos irmãos Jeferson e Marcelo Zubioli, na Estrada Jurupoca, é um exemplo. Em 3.900 m², com a equipe da patrulha mecanizada da Prefeitura, eles conseguiram produzir 405 fardos de feno de aproximadamente 7 quilos cada, que permitirão alimentar o rebanho por quase dois meses, quando for necessário. Até o inverno, é possível dobrar ou até triplicar esse volume.

“A colheita e a produção dos fardos aconteceu na última sexta-feira, 6. Agora eles vão adubar novamente a terra e em 40 a 60 dias poderão fazer a segunda colheita, e talvez até uma terceira antes do frio chegar. Terão alimento armazenado para o gado por um bom tempo e praticamente a custo zero”, disse o diretor de Agricultura e Pecuária.

ACESSÍVEL

O Pró-Leite atende hoje cerca de 70 produtores no município, porém poucos ainda tiveram contato com a produção de feno. “É uma técnica inovadora na região, que está sendo disseminada agora pela Prefeitura. O investimento nos equipamentos é um relativamente alto para os pequenos produtores, mas com apoio da Prefeitura praticamente todos eles poderão utilizar esse tipo de forragem daqui para frente”, explicou o agrônomo Anderson Quinalia, que acompanha o trabalho de campo. “O produtor só tem que deixar a grama crescer. A equipe da Prefeitura vai fazer a colheita e a compactação em fardos, depois é só armazenar corretamente e oferecer ao gado, quando necessário”, completou.

O prefeito Celso Pozzobom defende a profissionalização da atividade agropecuária não apenas para melhorar a arrecadação do município, mas principalmente para dar mais segurança e qualidade de vida aos pequenos produtores. “A Prefeitura tem os técnicos, o equipamento e a mão de obra treinada. Basta o produtor aderir ao programa e fazer a sua parte, para ver a produção aumentar. Queremos que nosso rebanho atinja níveis elevados de produtividade, inclusive com a doação de novilhas de alta linhagem, o que é bom para todos os envolvidos na cadeia produtiva”, resumiu Pozzobom.

Vídeos desta notícia: clique aqui