Notícia

Prefeitura auxilia Saau com compra emergencial de ração para cães

Compartilhar:
9 de jun de 2020 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Prefeitura auxilia Saau com compra emergencial de ração para cães
Prefeitura auxilia Saau com compra emergencial de ração para cães

A Diretoria de Meio Ambiente do município efetuou a compra emergencial de 70 sacas de ração para alimentar cães e gatos atendidos pela Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), ao custo estimado de R$ 3 mil. A medida visa socorrer a entidade diante de dificuldades enfrentadas pela queda na doação de alimentos, realizada rotineiramente pela sociedade, por conta da pandemia de coronavírus.

A ajuda especial, autorizada pelo município, se soma ao repasse de R$ 26.665,20 que é feito mensalmente pela Prefeitura, conforme o convênio 007/2018. “Devido às medidas restritivas por conta da pandemia, a entidade sentiu uma redução drástica nas doações recebidas da comunidade. Diante da necessidade de alimentos para os animais acolhidos pela Saau, o prefeito Celso Pozzobom autorizou a aquisição emergencial de ração, por um período determinado”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Matheus Michelan Batista.

O convênio 007/2018 também permite à entidade intensifica a castração de cães e gatos, visando o controle populacional desses animais. O repasse consta do cronograma de desembolso do plano de trabalho firmado entre a entidade e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que realiza visitas bimestrais para aferir o bom andamento e o investimento dos recursos.

A Saau abriga cerca de 1.200 animais domésticos de pequeno porte, abandonados nas ruas da cidade, e fornece alimentação e os cuidados necessários. Além disso, apoia ações que reprimem atos de crueldade, abuso ou maus tratos aos animais, ao lado da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A entidade passa por constantes adequações internas e externas a fim de melhorar a estrutura das instalações e dar mais conforto aos animais. “Ela conta com o apoio da população para funcionar adequadamente e está aberta às doações e colaboração de voluntários”, completou Fernanda Periard Mantovani, chefe da Divisão de Controle Ambiental do município.