Telas protegem canteiros da Praça Miguel Rossafa da ação de pombos

10 de out de 2018 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Telas protegem canteiros da Praça Miguel Rossafa da ação de pombos
Telas protegem canteiros da Praça Miguel Rossafa da ação de pombos

Frequentadores da Praça Miguel Rossafa, uma das preferidas da população para caminhadas, exercícios físicos, lazer e brincadeiras para as crianças, tem se perguntado sobre os motivos para a utilização de sombrite sobre os canteiros de flores. Além de regular a quantidade de luz, quando a radiação solar excede o nível ideal para as plantas, há outra razão importante, segundo o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Matheus Michelan Batista.

Desde a última troca de flores, da espécie sunpatiens, as mudas têm sido atacadas por pombos. “As aves, que se habituaram à praça por causa dos alimentos fornecidos por frequentadores, comem os botões de flores antes que eles se abram e a tela de sombrite foi a melhor forma que encontramos para evitar esse problema”, explica o diretor.

A quantidade de pombos é grande, praticamente durante todo o dia, e além do prejuízo com as mudas danificadas representa outros riscos para a população. “Eles sujam a praça, estragam as flores e suas fezes podem transmitir doenças. Por isso, é desaconselhável que sejam alimentados pelos usuários. Os pombos conseguem encontrar alimentos com facilidade na natureza, para o seu sustento, mas acabam mal acostumados quando obtém comida com facilidade e abundância na praça”, orienta Matheus Batista.

As telas de sombrite serão retiradas em breve, quando as mudas atingirem a maturidade e não forem mais alvo das aves. A Praça Miguel Rossafa conta com cerca de 1.500 mudas plantadas, de variadas cores, e a duração média dos canteiros é de um ano, desde que feito o manejo correto e irrigação em períodos de estiagem. Além da ação dos pombos, algumas plantas se perdem por serem pisoteadas por visitantes da praça e também por furtos – já que algumas pessoas arrancam mudas para levar para casa.

Fotos: clique aqui

Crédito: Tiago Boeing/ PMU