Agroindústria e bovinocultura leiteira em destaque nos estandes da Prefeitura

21 de mar de 2011 Diversos
Imagem Agroindústria e bovinocultura leiteira em destaque nos estandes da Prefeitura
Agroindústria e bovinocultura leiteira em destaque nos estandes da Prefeitura

Milhares de visitantes da 37ª Expo Umuarama/10ª Internacional já passaram pelos espaços voltados à divulgação do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo. No parque Dario Pimenta Nóbrega, a secretaria está presente com um pavilhão destinado aos produtores que participam da Olimpíada do Leite, um módulo no pavilhão da Indústria e Comércio e na Fazendinha, unidade didática da Emater que apresenta, em 22 estações, alternativas tecnológicas e serviços públicos que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região.
No pavilhão da bovinocultura leiteira, é possível conhecer em detalhes os resultados do Programa de Inseminação Artificial (PIA), mantido pela Prefeitura. Nos dois últimos anos, nasceram 2.584 animais (entre machos e fêmeas) de excelente nível, contribuindo para melhorar consideravelmente a qualidade zootécnica do rebanho municipal. "Umuarama é referência na produção de leite, com ganho na produtividade. Nada melhor que levarmos informações relevantes ao visitantes da Expo Umuarama, contribuindo para a divulgação das nossas potencialidades", avalia o prefeito Moacir Silva.
"Mantemos profissionais à disposição dos produtores, como veterinário e técnicos, durante a realização da Expo. O trabalho de apoio é fundamental. Por outro lado, tivemos palestras técnicas diárias", explica o diretor Claudio Marconi.

Agroflor
No pavilhão da Indústria e Comércio, um dos atrativos é o trabalho de divulgação da Agroflor. O evento, que já conquistou seu espaço no calendário regional, surgiu com o objetivo de mostrar o potencial da floricultura e da agroindústria através da comercialização direta dos empreendedores rurais familiares. Reúne o que a agroindústria tem de melhor e apresenta a qualidade das flores produzidas no município, como orquídeas. Além das flores, pães, bolachas, doces, geléias, temperos, bebidas, compotas, artesanatos e outros produtos chamam a atenção dos visitantes da Expo Umuarama.
A filosofia do projeto de divulgação empreendido pela secretaria se encaixa perfeitamente no tema adotado pelos organizadores da Expo Umuarama para edição 2011: ‘Mundo de Oportunidades'. "O trabalho evidencia ser possível conciliar boas opções de renda no meio rural com a preservação do meio ambiente", enfatiza o secretário Antonio Carlos Favaro.