Audiência pública deliberou sobre ampliação da APA do Rio Piava

23 de ago de 2011 Diversos
Imagem Audiência pública deliberou sobre ampliação da APA do Rio Piava
Audiência pública deliberou sobre ampliação da APA do Rio Piava
Uma audiência pública realizada ontem pela manhã, no anfiteatro do Paço da Amizade, deliberou sobre a ampliação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava. O secretário municipal Antonio Carlos Favaro (Agricultura, Meio Ambiente e Turismo) e o procurador jurídico do município, Marcelo Gomes do Vale, expuseram a motivação a representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar, Emater, Adema, Areau, Grupo de Apoio Técnico (GAT), Conselho da APA e Conselho Municipal do Meio Ambiente.
A proposição é fazer com que a Área de Proteção Ambiental, criada por decreto, passe a ser reconhecida legalmente através de uma lei específica. Também passaria dos atuais 4.100 hectares para 8.347 hectares, chegando até a divisa com o município de Maria Helena e englobando um número maior de nascentes e córregos. "Todos os segmentos envolvidos com a questão reconhecem ser necessário expandir a área, levando em conta fatores como a necessidade de elevar a vida útil do manancial que abaste a cidade, o provável aumento da população nos próximos anos e ampliar o conjunto de medidas efetivas de proteção à APA do Piava", explica Favaro.
O engenheiro agrônomo Waldir Baccarin, representante da empresa Arenito Assessoria Agropecuária e Ambiental, responsável pelos estudos que resultaram na elaboração do plano de manejo e na proposição de ampliar consideravelmente a área total da APA do Piava, pormenorizou detalhes do projeto. Segundo o procurador Marcelo Gomes, a próxima etapa será o encaminhamento do projeto de lei para apreciação da Câmara de Vereadores.