Evento inédito divulga benefícios do consumo do leite para a saúde humana

21 de jun de 2010 Diversos
Imagem Evento inédito divulga benefícios do consumo do leite para a saúde humana
Evento inédito divulga benefícios do consumo do leite para a saúde humana

O leite é uma fonte rica em cálcio e outras oito vitaminas e minerais essenciais, como proteínas, vitaminas A, B12 e D, potássio, fósforo, niacina e riboflavina. Divulgar os benefícios do consumo para a saúde humana é um dos principais objetivos do 1º Torneio Leiteiro Umuarama, destaque da agenda comemorativa do 55º aniversário do município, de 25 a 27 de junho.
O evento apresentará exposição de bezerras, equipamentos, veículos e alternativas para elevar a produção. A novidade fica por conta da escolha do local, o mesmo que abriga a tradicional Feira do Produtor, na avenida Ângelo Moreira da Fonseca (imediações do Bosque Uirapuru).
"Teremos ainda praça de alimentação, muitas opções de entretenimento e uma competição de ordenha com animais selecionados. Ao chamar a atenção para as vantagens do consumo do leite e seus derivados, o evento também propõe uma reflexão sobre o exercício da atividade", explica o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária Animal da Secretaria Municipal de Agricultura, Pedro Thiago Fenato.
Atualmente, mais de 600 famílias são responsáveis por uma produção diária superior a 55 mil litros. Um aspecto importe é o trabalho em prol da melhoria dos rebanhos, notadamente nos últimos anos, através do avanços do Programa de Inseminação Artificial (PIA). Alguns exemplos são as aquisições de botijões de sêmen e ordenhadeiras novas. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes as raças Gir, Pardo Suiço, Jersey, Girolando e Holandesa.

Números do PIA
O PIA beneficia aproximadamente 200 pequenas propriedades. O aumento da renda está atrelado à diminuição dos custos. A realização de exames para identificação de doenças como brucelose e tuberculose é um dos quesitos para adesão. O município realizou 2.043 inseminações no ano passado. A meta é superar 2.500 em 2010, estipulando um recorde. Com os novos botijões, será possível elevar o número de atendimentos significativamente, sem custo nenhum para os produtores.

- Estudos sugerem que a inclusão de 72 mls de leite desnatado ou semidesnatado em uma dieta, de 24 em 24 horas, pode ajudar a perder peso e queimar mais gordura que o mero corte das calorias.

- Adolescentes que tomam leite ao invés de refrigerantes, tendem a ter peso menor e menor concentração de gordura corporal.

Benefícios gerais do consumo

- Cálcio: ajuda a construir e manter ossos fortes. É vital também para as funções nervosas, contração muscular e fluxo sanguíneo;

- Proteínas: importante por numerosas funções orgânicas, vital para o desenvolvimento cerebral e crescimento dos tecidos corpóreos;

- Vitamina A: mantém a normalidade da visão e da pele. Ajuda a regular o crescimento das células e integridade do sistema imune;

- Vitamina B12: essencial para o crescimento e saúde do sistema nervoso. Ligada à atividade normal do ácido fólico e envolvida na formação do sangue;

- Vitamina D: promove a absorção do cálcio e fósforo, e influencia a mineralização óssea, o fortalecimento dos ossos;

- Potássio: regula o equilíbrio dos fluidos corporais e pressão sanguínea. É necessário também para a atividade muscular e contrações;

- Fósforo: ajuda a gerar energia nas células do corpo e influencia a mineralização óssea, o fortalecimento dos ossos;

- Niacina: mantém o funcionamento normal das enzimas e ajuda o organismo a processar açúcares e ácidos graxos. É importante também para o desenvolvimento do sistema nervoso;

- Riboflavina: ajuda a produzir energia nas células do organismo e exerce papel vital no desenvolvimento do sistema nervoso;