G22+1 retoma suas atividades com total apoio da SEMA e do governo do Estado

20 de abr de 2011 Diversos
Imagem G22+1 retoma suas atividades com total apoio da SEMA e do governo do Estado
G22+1 retoma suas atividades com total apoio da SEMA e do governo do Estado

Recentemente, reuniram-se na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em Curitiba, os integrantes de sindicatos empresariais e o G22+1 - grupo dos municípios paranaenses pólos em soluções ambientais e maiores geradores de resíduos sólidos. O encontro contou com a presença do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.
Na oportunidade, foram abordadas ações e projetos voltados à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Paraná (PNRS). "O intercâmbio é fundamental para a política do setor, que aproveitará as boas experiências, multiplicando-as em todo o Paraná", declarou Iurk. Durante dois dias, foram debatidas medidas para garantir a implementação de projetos de logística reversa - que prevê o recolhimento e reaproveitamento de resíduos com a participação dos grandes geradores - e também foram destacados alguns exemplos de parcerias eficazes, abrangendo coleta de pneus, embalagens de óleo lubrificante e longa vida.
Segundo o secretário, o grupo G22+1 receberá todo o apoio do governo do Estado, desde a elaboração dos planos de resíduos sólidos até o fortalecimento e ampliação do conjunto de ações. Com as metas estabelecidas, é prioritário para o Estado o fim dos lixões até 2014 e a elaboração de planos municipais de saneamento ambiental até o próximo ano.
O diretor da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Cláudio Marconi, representou Umuarama no encontro. "Foi importante verificar, após a transição de governo, a disposição da gestão Beto Richa no sentido de dar continuidade aos trabalhos exercidos pelo grupo", avalia. O grupo G-22+1, coordenado por Laerty Dudas, entregou um manifesto de agradecimento ao governo do Estado.