Mutirão na área da APA do Rio Piava atenta para a importância de preservar

11 de mai de 2010 Diversos
Imagem Mutirão na área da APA do Rio Piava atenta para a importância de preservar
Mutirão na área da APA do Rio Piava atenta para a importância de preservar

O prefeito Moacir Silva acompanhou ontem (10) pela manhã o início da série de ações na região do Parque Jabuticabeiras. A Semana da APA foi criada com o objetivo de "solidificar uma consciência ecológica e responsabilidade ambiental" como forma de preservação do Rio Piava, manancial que abastece a população urbana. O conjunto de ações integra esforços das secretarias de Serviços Públicos e Rodoviários, Obras e Urbanismo, Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Educação, Ação Social (em parceria com a diretoria de Habitação) e Esporte e Lazer. Limpeza de terrenos, de bocas de lobo e das galerias de águas pluviais, recuperação das ruas e avenidas (pavimentadas e em leito natural), campanhas de vacinação, orientações básicas, através de palestras e atividades na creche Casa da Criança, escola municipal Vinicius de Moraes e colégio estadual Parque Jabuticabeiras fazem parte da programação que se estenderá até a próxima sexta-feira (14), alcançando também as áreas do Sete Alqueires e Portelinha. "O trabalho está apenas começando. A participação das escolas e de toda a comunidade é fundamental", avalia o prefeito.
Segundo avaliação do Comitê Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA), ações isoladas, ao longo dos anos, surtiram resultados insatisfatórios - em termos de conscientização ambiental - junto à população que ocupa a região da nascente. Com o envolvimento das secretarias de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente, serão realizadas ações com foco sobre o tema consciência ecológica e responsabilidade ambiental.

Produtores
Além dos moradores da área urbana, as ações levam em conta dezenas de produtores rurais da região. Em reuniões direcionadas a eles são abordados assuntos como tratos culturais que não causam prejuizos ambientais, alternativas de produção e práticas conservacionistas.