Notícia

Palestra para produtores de leite abordou tendências tecnológicas

Compartilhar:
16 de nov de 2009 Diversos
Imagem Palestra para produtores de leite abordou tendências  tecnológicas
Palestra para produtores de leite abordou tendências tecnológicas

Cerca de oitenta produtores de leite participaram da palestra "Sementes Híbridas de Milho e Sorgo Para Silagem", ministrada pelo engenheiro agrônomo Gabriel Santini, da Dekalb, anteontem (29) à noite, nas dependências do restaurante Gauchão (PR-323). O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a Pastoreio Agropecuária.
Santini destacou a importância dos avanços tecnológicos para a obtenção de resultados satisfatórios na região do Arenito Caiuá. Entre as novidades apresentadas, a tecnologia YieldGard. Os híbridos de milho de alta produtividade recomendados para a região possuem uma proteína oriunda do Bacillus thuringiensis (Bt) - bactéria encontrada no solo e comumente usada como biocida natural. "Trata-se de uma inovação sem precedentes para proteger a lavoura de milho dos ataques das principais pragas da cultura, como lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta da espiga (Helicoverpa zea) e broca do colmo (Diatraea saccharalis)", explicou.
Estas pragas podem reduzir o rendimento e qualidade da produção na cultura do milho. A lagarta do cartucho, por exemplo, promove a destruição de folhas e cartucho, podendo comprometer a produção de grãos em até 40%. A lagarta da espiga e a broca do colmo também trazem prejuízos consideráveis à cultura, pois os potenciais de danos são de 8% e 21%, respectivamente.
Quem optar por cultivar híbridos convencionais, também encontra novidades interessantes no mercado atualmente. Também foram apresentadas novidades para a produção de sorgo. "Para o produtor da região e de toda a área com predominância do Arenito Caiuá, é importante ter em mente que o planejamento é fundamental e a tecnologia um aliado indispensável", ponderou Santini.