Poupança Verde ecologicamente correta é realizada em Umuarama

11 de jul de 2011 Diversos
Imagem Poupança Verde ecologicamente  correta é realizada em Umuarama
Poupança Verde ecologicamente correta é realizada em Umuarama
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está com projeto de distribuição de mudas de eucalipto do tipo grande. Este projeto foi desenvolvido pensando em ações futuras, pois os plantios das mudas darão suporte a futuras indústrias de móveis que possam vir a se instalar em Umuarama. Segundo o chefe de divisão da Secretaria de Agricultura, Sidney Aparecido Ianke, uma muda de eucalipto está pronta para ir à corte com 06 anos. As técnicas a serem adotadas para a produção das mudas devem atender às necessidades de cada produtor, em termos de disponibilidade e localização de área, grau de tecnologia e dos recursos financeiros disponíveis.
Ao todo já foram atendidos 85 produtores com uma distribuição de 176 mil mudas. Mais 368.500 mudas já foram licitadas e estão em processo de espera para serem distribuídas. Conforme o viveiro vai produzindo, a distribuição vai sendo realizada aos produtores já devidamente cadastrados. Alguns fatores importantes devem ser definidos previamente antes do plantio propriamente dito, com destaque para o espaçamento de plantio, as operações de manejo, os tratos culturais e a adubação das mudas.
O plantio é uma das operações mais importantes para o sucesso da implantação de florestas. O sucesso de um plantio e a obtenção de povoamentos produtivos com madeira de qualidade deve ser pautado por práticas como: a escolha e limpeza da área, controle de pragas e doenças, definição do método de plantio e tratos culturais. Operações básicas para o preparo de solo e plantio. Tais informações são repassadas por engenheiros e técnicos da Secretaria de Agricultura.
Uma alternativa extremamente rentável, todas as pessoas que possuem terras produtivas podem se beneficiar do projeto. Basta fazer a inscrição na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no primeiro piso do Paço da Amizade, e aguardar a visita de um engenheiro agrônomo ou técnico que estará auxiliando o agricultor a fazer o plantio.

Texto: Patricia Steinbach
Créditos Fotos: José Anselmo Sabino