Produtor rural recebe maquinário do programa Trator Solidário

27 de set de 2011 Diversos
Imagem Produtor rural recebe maquinário do programa Trator Solidário
Produtor rural recebe maquinário do programa Trator Solidário
Em ato simbólico ontem pela manhã, no Paço da Amizade, o produtor rural Sidnei Moreira recebeu um trator novo. A entrega do maquinário integrou o cronograma do programa Trator Solidário. A iniciativa é executada em parceria com Banco do Brasil e Emater (governo do Estado). No contexto do projeto Arenito Caiuá, voltado ao desenvolvimento integrado macro regional, conta com irrestrito apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.
Segundo o prefeito Moacir Silva, o compromisso da atual administração é apoiar a introdução de tecnologia no campo e dar condições para o desenvolvimento dos agricultores familiares, de forma que a atividade ganhe ainda mais relevância dentro da economia do município. "Projetos como esse estimulam o empreendedorismo rural. Mais importante até que as diversas linhas de financiamento existentes, é a assistência técnica, disponível através das parcerias que acreditam no projeto Arenito Caiuá", avaliou o prefeito.

O programa

O programa Trator Solidário iniciou as operações em 2007. Os beneficiários são os agricultores familiares com renda bruta anual de até R$ 110 mil que se enquadram às normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF. As operações de financiamento têm o benefício da equivalência em milho garantida pelo Governo do Estado. Os agricultores também são beneficiados pelo bônus do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar - PGPAF.
Segundo o gerente do Banco do Brasil, Sérgio Vercezi, a meta é viabilizar, ao longo de um ano, até cem operações do gênero. Além do prefeito e do gerente do BB, prestigiaram o ato o secretário municipal Antonio Carlos Favaro (Agricultura), Ednilson Simoni (Emater) e representantes de outros segmentos. Através do programa Trator Solidário, o produtor rural Sidnei Moreira adquiriu um trator novo por cerca de R$ 60 mil (o valor de mercado é superior a R$ 80 mil).