Notícia

Programa ambiental aumentará o volume de resíduos reciclados em Umuarama e região

Compartilhar:
13 de jul de 2010 Diversos
Imagem Programa ambiental aumentará o volume de resíduos reciclados em Umuarama e região
Programa ambiental aumentará o volume de resíduos reciclados em Umuarama e região

O diretor municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Claudio Marconi, participou recentemente, em Curitiba, da reunião do G-23 (entidade que congrega os maiores municípios do Estado e, por conseguinte, os maiores geradores de resíduos). Também prestigiaram o evento representantes do programa Jogue Limpo, que integra o cronograma do Desperdício Zero, iniciativa surgida em 2003, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). A meta geral é reduzir em 30% o volume de lixo dos aterros sanitários, auxiliando a implementar boas práticas de sustentabilidade ambiental e reduzindo o passivo gerado pela própria iniciativa privada.
Desenvolvido em parceria com o Sindicom (patronal) e o Sindicombustíveis (varejistas), o programa Jogue Limpo já atende Umuarama e dezenas de localidades da região de Entre-Rios (Amerios), mas até o início de agosto ampliará consideravelmente a cobertura. "Um veículo apropriado (caminhão) é responsável pelo recolhimento das embalagens de óleo lubrificante", explica Marconi.
Graças ao trabalho desenvolvido em mais de 2 mil postos de coleta, são recolhidas mensalmente cerca de 30 toneladas de embalagens no Estado. "Nossa estimativa é chegar a 65 mil toneladas até o final de 2012", avalia o diretor de Meio Ambiente do Sindicom, José Eduardo Barrocas.
Após a compra do produto, os consumidores devem devolver as embalagens no local da compra. Depois disso, o caminhão do programa realiza a coleta das embalagens nos postos, para então levá-las para uma central de tratamento primário onde voltam a ser matérias-primas e, por fim, vão para fábricas, transformando-se em outros produtos.
Os postos que não atenderem satisfatoriamente as diretrizes são facilmente identificados por um programa de monitoramento via satélite. Através do site www.programajoguelimpo.com.br é feito um controle permanente da situação dos postos. Também é possível saber com precisão os índices de recolhimento de cada posto.