Programa Compra Direta beneficiará 128 agricultores familiares: R$ 1,5 milhão

18 de jan de 2010 Diversos
Imagem Programa Compra Direta beneficiará 128 agricultores familiares: R$ 1,5 milhão
Programa Compra Direta beneficiará 128 agricultores familiares: R$ 1,5 milhão

Umuarama, Curitiba e Nova Cantu são os três municípios paranaenses recentemente contemplados pelo programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Serão liberados, a partir de 2010, R$ 1.353.000,00. Os recursos beneficiarão 128 produtores pelos próximos três anos. "A Prefeitura entrará com uma contrapartida de R$ 208,8 mil", explica o secretário municipal Antonio Carlos Favaro (Agricultura, Meio Ambiente e Turismo), totalizando investimentos superiores a R$ 1,5 milhão.
O Compra Direta destina-se à aquisição de produtos da agricultura familiar. Os alimentos serão utilizados na suplementação alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas em programas sociais, creches, hospitais, asilos, cozinhas comunitárias, entre outros.
A Secretaria já conta com a relação de fornecedores (todos agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional da Agricultura Familiar - Pronaf) e relação de entidades a serem beneficiadas.
Alguns resultados almejados com a implantação do Compra Direta são inclusão social, geração de emprego e renda, desenvolvimento da economia regional, melhora da autoestima, mudança de hábitos alimentares, reflexos na saúde pela alimentação saudável e melhoria no aproveitamento escolar.
O programa adquire frutas, verduras, legumes e leite, promovendo o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção no próprio município. "Os agricultores participantes são valorizados", destaca Fávaro.
"É um programa realmente maravilhoso", avalia o produtor de leite José Doneda Pinhal, que preside a Associação dos Produtores e Entregadores de Leite de Umuarama (APELU). "Atuamos em um sistema cooperativo e dezenas de produtores serão igualmente beneficiados. As maiores vantagens são a estabilidade e a segurança", ressalta. A estimativa é que sejam entregues quase 300 mil litros de leite nos próximos 36 meses (no caso dos demais alimentos, aproximadamente 857 toneladas, atendendo mais de 9 mil pessoas).
"A iniciativa é nota dez mesmo", diz o agricultor Marino Rodrigues Campos. "Representa uma grande ajuda e um incentivo pra gente", complementa o produtor, que cultiva legumes, verduras e frutas em uma área de pouco mais de um alqueire, localizada na Estrada Cedro.

Em curso

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta da Agricultura Familiar beneficia atualmente, através da parceria com o governo do Estado (Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social-SETP), cerca de 2.500 umuaramenses, com o atendimento a 17 entidades. Desde o ano passado, 65 produtores estão sendo beneficiados com investimentos de R$ 227,4 mil. Já foram repassados R$ 147,2 mil. Ao todo serão fornecidas 55 toneladas de alimentos.