4 de out de 2010 Diversos
Imagem Sexta edição da Agroflor apresentará o melhor da floricultura e da agroindústria
A Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ultimam os preparativos para a sexta edição da Agroflor. O evento, que já conquistou seu espaço no calendário regional, surgiu no ano passado com o objetivo de mostrar o potencial da floricultura e da agroindústria através da comercialização direta dos empreendedores rurais familiares. O palco será a praça Santos Dumont, no centro.
A AgroFlor estará aberta à visitação das 9 às 22 horas no dia da abertura (sexta) e das 9 às 20 horas no sábado. "Nossa avaliação é muito positiva em relação à feira", diz o prefeito Moacir Silva. "Ao reunir o que a nossa agroindústria tem de melhor e apresentar a qualidade das flores produzidas no município, como orquídeas, passou a atrair visitantes de Umuarama e região", ressalta. Além das flores, os atrativos ficam por conta dos pães, bolachas, doces, geléias, temperos, bebidas, compotas, artesanatos e outros produtos.
A idealização da Agroflor contempla uma das propostas da administração municipal: a diversificação das fontes de renda nas propriedades rurais, especialmente nas de pequenas áreas. O prefeito Moacir Silva acredita que essa iniciativa incentiva os agricultores a investirem em duas vertentes: produzir flores para venda direta ao consumidor e industrialização de matéria-prima em escala considerável. A floricultura já demonstrou ser uma atividade altamente rentável, de comércio permanente, oferecendo-se como uma excelente opção de renda nas pequenas propriedades.
"O importante é que estamos abrindo um novo caminho nesse segmento da economia de Umuarama, a agricultura, que oferece um grande leque de opções para geração de renda e emprego em nosso município", constata o prefeito.