Torneio Leiteiro: destaque na programação comemorativa dos 56 anos do município

2 de mai de 2011 Diversos
Imagem Torneio Leiteiro: destaque na programação comemorativa dos 56 anos do município
Torneio Leiteiro: destaque na programação comemorativa dos 56 anos do município

Um evento diferente na agenda comemorativa do 56º aniversário do município. De 16 a 19 de junho, o 2º Torneio Leiteiro Umuarama apresentará exposição de bezerras, equipamentos, veículos e alternativas para elevar a produção. Se competições do gênero são comuns na programação paralela de grandes eventos, como a Expo Umuarama, a novidade fica por conta da escolha do local, o mesmo que abriga a tradicional Feira do Produtor, na avenida Ângelo Moreira da Fonseca (imediações do Bosque Uirapuru).
Praça de alimentação, opções de entretenimento e uma competição de ordenha com animais selecionados estão entre os atrativos. O principal objetivo é chamar a atenção para as vantagens do consumo do leite e seus derivados, bem como para a importância econômica da atividade. Atualmente, mais de 600 famílias são responsáveis por uma produção diária superior a 55 mil litros. "Um aspecto importantíssimo é o trabalho em prol da melhoria dos rebanhos, notadamente nos últimos anos", ressalta o diretor da Secretaria de Agricultura, Claudio Marconi, mencionando os avanços do Programa de Inseminação Artificial (PIA). Alguns exemplos são as recentes aquisições de botijões de sêmen e ordenhadeiras novas. "Os investimentos em tecnologia não podem parar", diz. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes as raças Gir, Pardo Suiço, Jersey, Girolando e Holandesa.
Na semana passada, uma reunião realizada na Prefeitura abordou a organização do evento. A Prefeitura terá como parceiros, além dos produtores, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), APELU, Sesc, Emater, Colégio Agrícola e diversas empresas do segmento.