Estrada da Vila Rural de Serra dos Dourados recebe readequação

2 de mar de 2020 Serviços Rodoviários
Imagem Estrada da Vila Rural de Serra dos Dourados recebe readequação
Estrada da Vila Rural de Serra dos Dourados recebe readequação

As três vilas rurais dos distritos de Umuarama estão recebendo melhorias nas condições de tráfego. A Secretaria de Serviços Rodoviários da Prefeitura tem serviços em execução nas vilas de Lovat e Serra dos Dourados, enquanto a de Santa Eliza já teve a estrada readequada e o solo compactado com rejeitos de asfalto.

Na última semana o serviço de readequação foi iniciado em Serra dos Dourados. O secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, informou que a vila rural receberá várias melhorias, a começar pela poda de árvores – já realizada –, adequações no leito da estrada de acesso e incorporação de rejeito de pavimento asfáltico, para que as boas condições de trânsito perdurem por mais tempo.

“Pretendemos colocar resíduos de asfalto e agregar o material ao solo com o rolo ‘pé de carneiro’. Para o acabamento, vamos compactar e nivelar com o rolo liso. Em poucos dias, os moradores terão ruas mais confortáveis para se deslocarem até a rodovia e transportar a produção. O trabalho também vai reduzir a necessidade de manutenção para o município”, apontou o secretário.

O prefeito Celso Pozzobom autorizou a realização do serviço, executado com equipe própria. “Em Santa Eliza fizemos a incorporação de rejeito asfáltico ao leito em toda a extensão da via que dá acesso às propriedades. Na vila rural de Lovat estamos pavimentando a estrada com bloquetes sextavados, que reaproveitamos de calçamentos que foram reformados (na praça da igreja de Santa Eliza e no entorno do Paço Municipal). E em Serra estamos levantando o leito da estrada, compactando com o rolo e depois aplicaremos o rejeito. Vai ficar muito bom para os moradores”, afirmou.

Em Lovat o trabalho de adequação, preparo e compactação do solo precedeu a colocação dos bloquetes sextavados, que depois serão comprimidos com rolo liso e rejuntados com concreto. Como é reaproveitamento de material, o custo acaba sendo reduzido. “Nós guardamos esses bloquetes e agora estamos utilizando para pavimentar a vila rural. Como a base foi feita com todo o cuidado, o calçamento ficará bem nivelado para dar mais comodidade aos produtores rurais”, disse Pozzobom.

Nos últimos três anos, a Prefeitura tem dado atenção especial ao setor produtivo e investido na manutenção, recuperação e conservação das estradas rurais. Vários trechos receberam cascalhamento – algumas estradas em toda a sua extensão –, a maioria das estradas teve readequação e algumas estão ganhando até pavimentação asfáltica (Jaborandi, Estrada Dias e em breve a Pioneiro).