Notícia

Autoridades prestigiam aula inaugural da Escola Municipal de Trânsito

Compartilhar:
26 de ago de 2010 Diversos
Imagem Autoridades prestigiam aula inaugural da Escola Municipal de Trânsito
Autoridades prestigiam aula inaugural da Escola Municipal de Trânsito

As secretarias municipais de Defesa Social - via Umutrans e Guarda Municipal -e de Educação lançaram ontem (24) pela manhã a segunda etapa do projeto Trânsito Mais Cidadão. O prefeito Moacir Silva e diversas outras autoridades prestigiaram a solenidade que antecedeu a aula inaugural da Escola Municipal de Trânsito, que ocupa área específica na sede da Guarda Municipal, na avenida Padre José Germano Neto Júnior.
A iniciativa foi colocada em prática já no primeiro semestre do ano passado. O conteúdo vinha sendo ministrado nas escolas, sob a coordenação da professora Milka Andréia Fabretti. A instrutora apresentou o cronograma de trabalho e a linha de atuação, que ganha dinamismo e recursos. "A educação para o trânsito é um tema abrangente, além da mera aprendizagem de normas, regras e sinalização. Compreende hábitos e atitudes capazes de modificar comportamentos e procedimentos", explicou.
O projeto é desenvolvido com alunos da 3ª série da rede municipal, valorizando o conhecimento da realidade do trânsito em que o aluno está inserido. "A Escola de Trânsito atenderá 1890 alunos em um ambiente pensado e adaptado para tal", explicou o prefeito Moacir Silva, ressaltando que o objetivo é englobar também os estabelecimentos da rede particular de ensino. O chefe do Executivo Municipal também exaltou a campanha ‘Pé na Faixa, Mão na Consciência', lançada da semana passada com foco na conscientização de motoristas e pedestres. O tema será abordado de forma abrangente e interativa na Escola de Trânsito.

Cidadania
Formar cidadãos conhecedores das regras do código de trânsito e conscientes dos direitos e deveres é a base conceitual do projeto. Além de utilizar cartazes, panfletos e recursos audiovisuais complementares, a metodologia oferece conhecimento sobre o trânsito no País, meios de transporte, prevenção de acidentes, importância da Carteira Nacional de Habilitação, responsabilidades de motoristas, pedestres e outros assuntos, sempre incentivando e desenvolvendo a criatividade através de trabalhos com desenhos, produção textual e leitura (individualmente e em grupo). "Os alunos podem ser exemplos para os motoristas e repassar informações para os pais", salienta o secretário de Defesa Social, Hemerson Yokota.
Entre os objetivos específicos estão identificar os meios de transporte mais utilizados, apresentar os diferentes tipos de transporte, reconhecer a importância da sinalização, respeitar o trabalho de orientação realizado pela polícia e demais agentes de trânsito, conhecer o conjunto de normas e regras que garantem a segurança no trânsito. O trânsito é apresentado como uma disciplina tão importante quanto as demais, com algumas inovações e recursos que facilitam a assimilação e incentivam a participação.
A cerimônia contou com as presenças do comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Enio Soares dos Santos, do chefe de instruções do Tiro de Guerra 05/012, subtenente Eloi Marins, secretários municipais e representantes de clubes de serviço.