Autoridades prestigiam aula inaugural da Escola Municipal de Trânsito

26 de ago de 2010 Diversos
Imagem Autoridades prestigiam aula inaugural da Escola Municipal de Trânsito
Autoridades prestigiam aula inaugural da Escola Municipal de Trânsito

As secretarias municipais de Defesa Social - via Umutrans e Guarda Municipal -e de Educação lançaram ontem (24) pela manhã a segunda etapa do projeto Trânsito Mais Cidadão. O prefeito Moacir Silva e diversas outras autoridades prestigiaram a solenidade que antecedeu a aula inaugural da Escola Municipal de Trânsito, que ocupa área específica na sede da Guarda Municipal, na avenida Padre José Germano Neto Júnior.
A iniciativa foi colocada em prática já no primeiro semestre do ano passado. O conteúdo vinha sendo ministrado nas escolas, sob a coordenação da professora Milka Andréia Fabretti. A instrutora apresentou o cronograma de trabalho e a linha de atuação, que ganha dinamismo e recursos. "A educação para o trânsito é um tema abrangente, além da mera aprendizagem de normas, regras e sinalização. Compreende hábitos e atitudes capazes de modificar comportamentos e procedimentos", explicou.
O projeto é desenvolvido com alunos da 3ª série da rede municipal, valorizando o conhecimento da realidade do trânsito em que o aluno está inserido. "A Escola de Trânsito atenderá 1890 alunos em um ambiente pensado e adaptado para tal", explicou o prefeito Moacir Silva, ressaltando que o objetivo é englobar também os estabelecimentos da rede particular de ensino. O chefe do Executivo Municipal também exaltou a campanha ‘Pé na Faixa, Mão na Consciência', lançada da semana passada com foco na conscientização de motoristas e pedestres. O tema será abordado de forma abrangente e interativa na Escola de Trânsito.

Cidadania
Formar cidadãos conhecedores das regras do código de trânsito e conscientes dos direitos e deveres é a base conceitual do projeto. Além de utilizar cartazes, panfletos e recursos audiovisuais complementares, a metodologia oferece conhecimento sobre o trânsito no País, meios de transporte, prevenção de acidentes, importância da Carteira Nacional de Habilitação, responsabilidades de motoristas, pedestres e outros assuntos, sempre incentivando e desenvolvendo a criatividade através de trabalhos com desenhos, produção textual e leitura (individualmente e em grupo). "Os alunos podem ser exemplos para os motoristas e repassar informações para os pais", salienta o secretário de Defesa Social, Hemerson Yokota.
Entre os objetivos específicos estão identificar os meios de transporte mais utilizados, apresentar os diferentes tipos de transporte, reconhecer a importância da sinalização, respeitar o trabalho de orientação realizado pela polícia e demais agentes de trânsito, conhecer o conjunto de normas e regras que garantem a segurança no trânsito. O trânsito é apresentado como uma disciplina tão importante quanto as demais, com algumas inovações e recursos que facilitam a assimilação e incentivam a participação.
A cerimônia contou com as presenças do comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Enio Soares dos Santos, do chefe de instruções do Tiro de Guerra 05/012, subtenente Eloi Marins, secretários municipais e representantes de clubes de serviço.