Em 40 dias estará funcionando a Zona Azul

6 de out de 2009 Diversos
Imagem Em 40 dias estará funcionando a Zona Azul
Em 40 dias estará funcionando a Zona Azul
A Prefeitura encerrou com êxito o processo licitatório de âmbito nacional objetivando a implantação do sistema de estacionamento rotativo (pago) na cidade. A vencedora da licitação foi a empresa Caiuá Consultoria e Planejamento, de Joinvile (SC), que já atua no ramo há mais de 10 anos e opera mais de 10 mil vagas de estacionamento. Os representantes da empresa garantiram que dentro de 40 dias o sistema estará em operação. "Finalmente, chegamos ao ponto principal do nosso projeto de reordenamento e controle do tráfego urbano de Umuarama", comemorou o prefeito Moacir Silva.
A implantação do sistema de estacionamento rotativo será feita em quatro etapas. A primeira será precedida de uma "semana educativa", quando funcionários da operadora vão orientar os motoristas sobre essa nova modalidade no trânsito e iniciar as vendas de cartão. A Zona Azul (nome dado ao estacionamento pago), nessa primeira etapa, vai abranger as seguintes vias: avenida Paraná, trecho entre a estação rodoviária e a avenida Rolândia; avenida Brasil, entre a avenida Ipiranga e a avenida Flórida; avenida Rio Branco, trecho compreendido no contorno da rua Ney Braga, incluindo a praça Henio Romagnolli; rua Ney Braga em toda a sua extensão; avenida Presidente Castelo Branco, entre a rua Piuna e a avenida Governador Parigot de Souza; rua Desembargador Munhoz de Mello, entre a Ney Braga e a avenida Rio Branco; rua Dr. Ruy Ferraz de Carvalho, entre a Ney Braga e a Rio Branco; avenida Flórida, entre a Ministro Oliveira Salazar e a Dr. Camargo; avenida Apucarana, entre a Oliveira Salazar e a Dr. Camargo; rua Aricanduva, entre a Oliveira Salazar e a Dr. Camargo; rua Arapongas, entre a Oliveira Salazar e a Dr. Camargo; e avenida Rolândia, entre a Oliveira Salazar e a Dr. Camargo.
Nessa etapa inicial serão abertas 2356 vagas de estacionamento: 1569 para automóveis, 28 para carga e descarga, 113 para idosos e 570 para motos - essas são vagas remuneradas. Também serão abertas 49 vagas isentas, sendo 14 para farmácias e 35 para portadores de necessidades especiais. Quando concluídas todas as etapas, a Zona Azul terá 4049 vagas.
A Caiuá Consultoria e Planejamento deverá contratar cerca de 60 funcionários - serão todos de Umuarama - para fazer funcionar o sistema. E fará ampla divulgação nos méis de comunicação para informar a população sobre a inovação.
O valor da cobrança já havia sido estabelecido pela Prefeitura: 1 real a hora e 50 centavos a meia hora para automóveis; e 50 centavos a hora para motos. Caçambas vão pagar uma diária de 5 reais.
A conclusão da licitação põe fim a um longo período de cobranças de segmentos da sociedade sobre uma solução para o intenso e, de certa forma, desorganizado trânsito de Umuarama. "Nós assumimos esse compromisso com a população e temos a absoluta certeza de que neste final de ano vamos sentir uma grande diferença na área comercial, com o estacionamento rotativo beneficiando todo o comércio e, principalmente, o consumidor", afirma o prefeito Moacir Silva que sempre cobrou agilidade dos secretários na implantação da Zona Azul.