Gestores da área de segurança pública conhecem experiências de Umuarama

22 de ago de 2011 Diversos
Imagem Gestores da área de segurança pública conhecem experiências de Umuarama
Gestores da área de segurança pública conhecem experiências de Umuarama

Gestores da área da segurança pública de quinze municípios paranaenses participaram de uma importante reunião ontem pela manhã, no hotel Caiuá. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário municipal de Defesa Social, Hemerson Yokota, e pelo presidente do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança, Marcelo Jugend.
Além de definir alguns detalhes do Encontro Paranaense de Segurança Pública, programado para Foz do Iguaçu nos dias 10 e 11 de novembro, o encontro serviu para troca de experiências e identificação de pontos comuns nas realidades dos municípios. "Na atualidade, cidades de médio e pequeno porte possuem problemas semelhantes quando o assunto é segurança pública", avaliou Jugend.
Hemerson Yokota considerou bastante proveitoso o encontro. "Teremos outra reunião do gênero já no próximo mês, em Guaratuba (litoral do Estado). A segurança é uma das prioridades da administração municipal e vem registrando avanços expressivos, graças ao trabalho integrado da Guarda Municipal e das polícias Militar, Civil e dos demais segmentos organizados. Vale ressaltar que o Conselho Comunitário está sendo reestruturado", disse.
O ponto de vista é compartilhado pelo prefeito Moacir Silva, que fez questão de prestigiar a reunião. "A experiência de Umuarama está sendo reconhecida em todo o Estado, o que é motivo de orgulho. Temos muito a avançar ainda, mas estamos empenhados nisso. Um passo importante será a instalação do sistema de vídeo-monitoramento, com câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade", ressaltou.
Além do prefeito, participaram da reunião o delegado Pedro Lucena, o coronel Enio Soares (5ª Companhia Independente da Polícia Militar), o tenente Alcimar Crescêncio, comandante do 3º Pelotão da Força Verde de Umuarama, o capitão Carlos Alberto (Corpo de Bombeiros) e o diretor da Umutrans, Reginaldo Barros.
Além de Umuarama, participaram das discussões representantes de Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Apucarana, Arapongas, Guaíra, Campo Largo, Altônia, Araucária, Pinhais, Iporã e Altônia.