Inscri��es para a casa pr�pria come�am no dia 25 de maio

17 de mar de 2009 Diversos
Imagem Inscri��es para a casa pr�pria come�am no dia 25 de maio
Inscri��es para a casa pr�pria come�am no dia 25 de maio
O mais ambicioso programa habitacional da história de Umuarama e o principal item da proposta da atual administração municipal tem data definida para começar a sair do papel: 25 de maio. É o dia do início das inscrições para famílias interessadas na casa própria, através dos projetos que serão executados pela Prefeitura já neste ano. O objetivo é a construção de 3 mil moradias nos 4 anos.
O primeiro passo para alavancar o programa foi a criação da Diretoria de Habitação na estrutura da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei complementar alterando o organograma da Prefeitura, criando os cargos da nova diretoria. Resta, agora, a adequação do local onde ela funcionará, já que contará com o trabalho de uma reforçada equipe para poder atender a demanda que se espera. O local escolhido foi o antigo Fórum (no Centro Cívico, em frente à Prefeitura), no espaço que era ocupado pelo tribunal do júri. A Secretaria de Obras elaborou o projeto de adequação daquela área e já foi iniciado o processo de licitação para a realização dos serviços, o que exige o cumprimento de prazos legais (daí o prazo para começar a atender a população).
Enquanto isso, porém, o prefeito Moacir Silva dá andamento a outras fases do programa habitacional para que deslanche de vez ao ser, efetivamente, iniciado. Ele próprio avalia terrenos para os conjuntos habitacionais, discute os projetos que serão desenvolvidos e busca as parcerias que considera imprescindíveis para levar adiante a proposta. “Não tenham dúvida de que é possível proporcionar condições para a construção das 3 mil casas. Além dos projetos de iniciativa do próprio município, vamos contar com o apoio dos governos federal e estadual”, garante o prefeito.
O deputado federal Osmar Serraglio anunciou logo no início do ano que havia conseguido inserir no Orçamento Geral da União uma emenda no valor de R$ 15 milhões para o programa habitacional de Umuarama. No último final de semana, ao visitar a Expo 2009, o senador Osmar Dias também se dispôs a atuar no sentido de garantir convênios que transfiram recursos federais para a construção de casas no município. “Além disso, a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) também está disposta a desenvolver projetos habitacionais em parceria com a Prefeitura, como o da construção das 232 casas do Jardim Verde Vale, cujas obras foram retomadas agora”, lembra o prefeito.
O acesso à casa própria se dará por mais de uma maneira, como Moacir Silva tem salientado. Uma delas, por exemplo, é a doação do terreno que será feita pelo município. “Não tenho a menor dúvida de que muitas famílias preferem o terreno para que elas próprias construam a casa, à sua maneira”, acredita. E os financiamentos também serão diferenciados, o que será possível com a criação do Plano Municipal de Habitação (que se somará ao Fundo Municipal de Habitação), consolidando o Programa Municipal de Habitação - que irá gerenciar essa iniciativa da administração.
“Já definimos o dia 25 de maio como a data para início das inscrições e estamos prontos para dar um bom atendimento à população, com instalações confortáveis e uma equipe devidamente treinada para o serviço”, conclui o prefeito, não sem antes lembrar que será dada ampla divulgação sobre os critérios para a inscrição no programa da casa própria.