JOJUPs: Delega��o anfitri� come�a a ser lapidada

15 de mar de 2009 Diversos
Imagem JOJUPs: Delega��o anfitri� come�a a ser lapidada
JOJUPs: Delega��o anfitri� come�a a ser lapidada
A vinda do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomide, a Umuarama (no início da semana passada), coincidiu com o início da preparação de centenas de atletas para a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), que ocorrerá na cidade em setembro. “Após a contratação dos técnicos para atender as necessidades da Secretaria de Esporte e Lazer, pelo menos 580 atletas já iniciaram os treinamentos físicos, técnicos e táticos”, explica o secretário Gentil Soares de Lima.
Segundo o prefeito Moacir Silva, o anúncio representa um marco para a região. “O esporte ocupa lugar de destaque no nosso programa de governo. O caminho para afastar crianças, adolescentes e jovens de ameaças sempre presentes, como drogas e criminalidade”, avalia. “A realização dos Jogos da Juventude em Umuarama certamente representará uma imensa contribuição”, salienta.
O surgimento da Secretaria de Esporte e Lazer não ocorreu por acaso. Está em consonância com o foco social adotado como prioridade pela atual administração. “Investir em esporte, além de revelar novos talentos, é uma maneira efetiva de combater a violência”, diz.
De 25 de setembro a 4 de outubro, a fase final dos Jojups envolverá mais de seis mil pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes das 18 modalidades que serão disputadas. Trata-se de uma das maiores competições esportivas do país. No tocante à infraestrutura, as mais de 30 praças esportivas (ginásios, campos e alguns locais cedidos pela iniciativa privada) passarão pelas melhorias necessárias. A estrutura disponível, entretanto, já recebe os treinamentos (em vários horários, de segunda a sábado).

Programação
Nos ginásios Amário Vieira e Mário Oncken ocorrem treinos de basquete (F), futsal (M/F), handebol (M/F) e vôlei (M/F). As atividades são coordenadas pelos técnicos Jonas Ferreira, Marcos Coltro, Richard Teodoro, Carlos Arruda, Ronaldo Canônico, Pedro Lucas Ferreira e Jonas Matsuo.
Nos estádios do Centro Poliesportivo e Lúcio Pipino são realizados os treinos do futebol masculino (infantil e juvenil). Os responsáveis são os técnicos Milton Laurindo e Edivaldo Junior.
O Umuarama Country Club recebe os treinamentos de basquete masculino, sob a responsabilidade do técnico Mauro Campos, o Teco, e karatê, com Clederson Emanuel.
As piscinas da Tutubarão e da Unipar recebem a natação, sob o comando da técnica Ivete Leonardi Janeiro.
No caso do judô, o responsável é Marcos Suguimaty. Xadrez, taekwondo e tênis de mesa estão concentrados na praça Santos Dumont, sob a coordenação de Fábio Gonzales, Ailton Rebelato e Marcos Shoyti. A GR é coordenada pela técnica Ligia Gonçalves e ocorre no ginásio da Unipar.
“Os atletas com melhor rendimento integrarão a delegação do município, que pode ter no máximo 280 componentes”, explica Gentil Soares de Lima. “Nossa intenção é ter representações em todas as modalidades”, comenta.
Os coordenadores Valdecir Frasson, Edinei Custódio e Mário Spina auxiliam e acompanham de perto o trabalho desenvolvido nos treinamentos, atentando ainda para aspectos como documentação e necessidades administrativas. “Faremos o possível para participar com uma delegação formada por jovens da nossa comunidade e em busca dos melhores resultados”, destaca o secretário.
“A motivação dos atletas é evidente”, observa o prefeito Moacir Silva. “Muitas crianças já procuram pelas escolinhas pensando em, futuramente, representar Umuarama nos jogos oficiais do Estado”, complementa.
A partir dessa semana, jogos amistosos e torneios preparativos passam a ser realizados, levando em consideração a necessidade de atingir o melhor preparo possível para as equipes.