14 de nov de 2011 Diversos
Imagem Operação tolerância zero coíbe ação de vândalos

Praça Miguel Rossafa
Operação tolerância zero coíbe ação de vândalos

Umuarama - Na sexta-feira e ontem as forças policiais de Umuarama fizeram uma varredura na praça Miguel Rossafa. A população pode acompanhar que o reforço na fiscalização realmente está ocorrendo. Nos dois dias a PM (Polícia Militar), a PC (Polícia Civil) e a GM (Guarda Municipal) repreenderam a baderna. Delitos como algazarra, perturbação de sossego (som alto), brigas, depredação do patrimônio, consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas (maconha e crack) não foram registrados. A ação tem uma única finalidade: devolver a paz ao local de lazer e recreação.
A operação Tolerância Zero surgiu depois de uma reunião envolvendo todos os segmentos da segurança pública e o prefeito Moacir Silva, porque a praça estava se tornando palco de crimes. O próprio mandatário municipal determinou ações enérgicas para mudar o quadro. "Um dado que nos preocupa é que 7% da população umuaramense vem consumindo algum tipo de droga. Isso chega a aproximadamente 7 mil pessoas. Isso nos incomoda. Além disso, o vandalismo na praça e no comércio em volta tem aborrecido todos nós e assustado as famílias, além dos próprios comerciantes", afirmou Moacir, durante a reunião ocorrida início da semana. "Vamos dar uma resposta positiva à população! Não temos nenhuma dúvida que vamos vencer essa parada. Queremos manter a tolerância zero para essa rapaziada que está abusando", acrescentou o prefeito.
O policiamento
Nas duas últimas noites o policiamento na Miguel Rossafa foi feito pelas equipes da Civil, da Militar, GM e Força Verde. À noite (a partir das 19h30), as rondas também se estenderam até as avenidas Maringá, Paraná, Londrina e ruas das proximidades. Os B.O. (Boletins de Ocorrências) registram que foram abordadas várias pessoas em atitudes suspeitas e averiguados inúmeros veículos. Alguns carros com irregularidades foram notificados. A operação Tolerância Zero vai ter continuidade em todos os finais de semana.

Umuarama Ilustrado
Fotos José Anselmo Sabino