Prefeitura inicia o processo de licita��o

9 de ago de 2009 Diversos
Imagem Prefeitura inicia o processo de licita��o
Prefeitura inicia o processo de licita��o
Está marcada para o dia 6 de outubro a abetura das propostas de empresas que participarão da concorrência pública que objetiva a implantação do sistema de estacionamento rotativo pago em Umuarama. O edital da Secretaria da Administração anunciando o processo licitatório foi divulgado ontem no órgão oficial do município e será publicado, também, nos diários oficiais do Estado e da União, por tratar-se de concorrência pública de âmbito nacional.
Depois de conhecida a empresa vencedora, a implantação do sistema, que em Umuarama vai ser denominado de Zona Azul, acontecerá em seguida. O estacionamento rotativo pago de veículos automotores será implantado em 4 etapas. A primeira, prevê 2.307 vagas e, até o final, serão 3.891 vagas, podendo chegar ao limite de 10 mil vagas no decorrer da vigência do contrato. Os valores a serem cobrados já foram definidos em decreto assinado pelo prefeito Moacir Silva. Automóveis, caminhonetes e caminhões pagarão 50 centavos por meia hora, e 1 real por uma hora. Moticicletas, motonetes e ciclomotores, 50 centavos por uma hora. Os containers (caçambas) para coleta de entulho pagarão 5 reais por dia, por vaga de estacionamento. A licitação para selecionar empresa para outorga da concessão, a título oneroso, dos serviços de implantação, operação, manutenção e gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo pago de veículos automotores nas vias e logradouros públicos de Umuarama, mediante o uso de cartão do tipo raspar, é o passo definitivo para a conclusão do processo que objetiva melhorar o trânsito urbano.
A Zona Azul faz parte de um projeto mais amplo de revitalização, organização e controle do tràfego de veículos na cidade. "Precisamos, antes de tudo, oferecer segurança para quem circula por Umuarama, seja motorizado ou a pé e a população vem cobrando mudanças já faz tempo", afirma o prefeito Moacir Silva. As alterações que estão sendo feitas na região da Praça Santos Dumont, visando facilitar o acesso de pedestres ao interior do logradouro, estão incluídas nesse projeto, que prevê a adoção de medidas também na Praça Miguel Rossafa (onde serão colocadas duas lombadas) e na avenida Tiradentes, na região do campus 3 da Unipar, também com a colocação dos obstáculos na pista para diminuir a velocidade dos veículos e dar segurança para os pedestres que atravessam as duas pistas.