9 de jun de 2010 Diversos
Imagem Prefeitura recebe pedido para ampliar área da Zona Azul em trecho da Avenida Maringá

A comprovação de que a implantação do sistema de estacionamento rotativo pago em Umuarama é aceita como uma inovação aprovada pela absoluta maioria dos usuários do sistema viário de Umuarama pode ser aferida pelas constantes solicitações de comerciantes e prestadores de serviço que querem a ampliação da área de cobertura da Zona Azul. Nesta terça-feira (8), por exemplo, baixou à mesa do prefeito Moacir Silva um abaixo assinado com 70 assinaturas pedindo para que a Prefeitura implante o estacionamento rotativo em trecho comercial da Avenida Maringá.
O trecho a que se refere a solicitação dos comerciantes, prestadores de serviços e moradores da Maringá está compreendido entre a rua Cambé e a Avenida Apucarana (quatro quadras). Segundo os solicitantes, a reivindicação tem uma razão: o excesso de veículos e motos estacionados na área, em horário comercial, "oriundos, dentre outros, de funcionários de estabelecimentos comerciais já inseridos na Zona Azul". Eles alegam, ainda, que o movimento de veículos naquele trecho da Maringá já é grande em função das atividades comerciais ali existentes, e o aumento na busca de vagas de estacionamento por parte dos que querem fugir do pagamento do rotativo está "sufocando" a região.
O prefeito Moacir Silva determinou à sua assessoria técnica e jurídica que estude o pedido feito, já que os signatários do documento pedem urgência na adoção de providências que resolvam o problema. Como esse trecho da Avenida Maringá já está incluída na área da expansão da Zona Azul, a questão poderá ser resolvida por Decreto do prefeito, depois de comunicar a decisão à empresa concessionária do sistema de estacionamento rotativo.