Notícia

Relatório aponta maior intercâmbio entre organismos de segurança

Compartilhar:
22 de fev de 2011 Diversos
Imagem Relatório aponta maior intercâmbio entre organismos de segurança
Relatório aponta maior intercâmbio entre organismos de segurança
A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou relatório com o quadro comparativo de ocorrências dos anos de 2009 e 2010. O secretário Hemerson Yokota destaca a interação entre os organismos policiais do município como um dos fatores responsáveis pelos diversos avanços recentes da segurança pública. A GM prestou mais de 400 ações de apoio às polícias Militar, Civil e outros órgãos no ano passado. O número é praticamente o dobro do registrado em 2009.
Outro destaque é a atuação no trânsito. A Guarda Municipal e a Umutrans contaram com a adesão maciça de diversos segmentos organizados para o êxito de campanhas como ‘Pé na Faixa, Mão na Consciência', onde o foco foi o envolvimento efetivo de motoristas e pedestres. Para tanto, mensagens foram veiculadas nas emissoras de rádio, jornais impressos e televisão. Mas não parou por aí. Buscando ampliar o alcance, a campanha contou com panfletos educativos e com o ‘Bus Door' (publicidade nos ônibus). "A campanha alcançou seus objetivos. Os pedestres se conscientizaram da necessidade de usar a faixa, sinalizando o desejo de atravessar. Ao mesmo tempo, um número expressivo de motoristas passou a priorizar a travessia dos pedestres de modo seguro, respeitando o semelhante", avalia Yokota.

Policiamento comunitário

Yokota destaca ainda os bons resultados do programa Policiamento Comunitário, implantado no segundo semestre do ano passado. "Nada melhor que um trabalho preventivo, no qual a comunidade tem participação efetiva. O policiamento comunitário começou pela presença da equipe nos estabelecimentos de ensino da rede municipal", explica. O contato diário com professores, alunos e comunidades foi o primeiro passo e a receptividade foi muito boa.

ROMU
A atuação da Ronda de Policiamento Ostensivo (ROMU) também é responsável pela participação mais efetiva da Guarda Municipal no dia a dia dos umuaramenses. A ronda conta com uma Chevrolet Blazer, que passou pelas adequações necessárias. O veículo foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Trânsito. Por outro lado, os GMs participam constantemente de treinamentos específicos.