Relatório aponta maior intercâmbio entre organismos de segurança

22 de fev de 2011 Diversos
Imagem Relatório aponta maior intercâmbio entre organismos de segurança
Relatório aponta maior intercâmbio entre organismos de segurança
A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou relatório com o quadro comparativo de ocorrências dos anos de 2009 e 2010. O secretário Hemerson Yokota destaca a interação entre os organismos policiais do município como um dos fatores responsáveis pelos diversos avanços recentes da segurança pública. A GM prestou mais de 400 ações de apoio às polícias Militar, Civil e outros órgãos no ano passado. O número é praticamente o dobro do registrado em 2009.
Outro destaque é a atuação no trânsito. A Guarda Municipal e a Umutrans contaram com a adesão maciça de diversos segmentos organizados para o êxito de campanhas como ‘Pé na Faixa, Mão na Consciência', onde o foco foi o envolvimento efetivo de motoristas e pedestres. Para tanto, mensagens foram veiculadas nas emissoras de rádio, jornais impressos e televisão. Mas não parou por aí. Buscando ampliar o alcance, a campanha contou com panfletos educativos e com o ‘Bus Door' (publicidade nos ônibus). "A campanha alcançou seus objetivos. Os pedestres se conscientizaram da necessidade de usar a faixa, sinalizando o desejo de atravessar. Ao mesmo tempo, um número expressivo de motoristas passou a priorizar a travessia dos pedestres de modo seguro, respeitando o semelhante", avalia Yokota.

Policiamento comunitário

Yokota destaca ainda os bons resultados do programa Policiamento Comunitário, implantado no segundo semestre do ano passado. "Nada melhor que um trabalho preventivo, no qual a comunidade tem participação efetiva. O policiamento comunitário começou pela presença da equipe nos estabelecimentos de ensino da rede municipal", explica. O contato diário com professores, alunos e comunidades foi o primeiro passo e a receptividade foi muito boa.

ROMU
A atuação da Ronda de Policiamento Ostensivo (ROMU) também é responsável pela participação mais efetiva da Guarda Municipal no dia a dia dos umuaramenses. A ronda conta com uma Chevrolet Blazer, que passou pelas adequações necessárias. O veículo foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Trânsito. Por outro lado, os GMs participam constantemente de treinamentos específicos.