Respeito à faixa de pedestre é tema de campanha de conscientização

18 de ago de 2010 Diversos
Imagem Respeito à faixa de pedestre é tema de campanha de conscientização
Respeito à faixa de pedestre é tema de campanha de conscientização

A Prefeitura de Umuarama lançou ontem a campanha ‘Pé na Faixa, Mão na Consciência', desenvolvida pela Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Diretoria de Trânsito (Umutrans) e da Guarda Municipal. O foco é o envolvimento efetivo de motoristas e pedestres. Para tanto, as mensagens serão veiculadas nas emissoras de rádio, jornais impressos e televisão. Mas não pára por aí. Buscando ampliar o alcance, a campanha conta com panfletos educativos e com o ‘Bus Door' (publicidade nos ônibus). "O principal objetivo é que os pedestres se conscientizem da necessidade de usar a faixa, sinalizando o desejo de atravessar. Ao mesmo tempo, que os motoristas também priorizem a travessia dos pedestres de modo seguro, respeitando o semelhante", explica o secretário Hemerson Yokota.
"A mudança de comportamento das pessoas no trânsito é necessária para um convívio harmônico e com mais segurança", ressalta. "A campanha também informa que, a partir do dia 13 de setembro, a Umutrans - via Guarda Municipal, iniciará a aplicação de multas aos motoristas infratores", diz.
A campanha foi desenvolvida pela Salla Comunicação, e lembra que dirigir com atenção e respeito à vida pode evitar multa de R$ 192, além da perda de 7 pontos na carteira de habilitação. Também destaca o quanto é importante, no caso do pedestre, sinalizar a intenção de atravessar a faixa, não circular no meio dos carros e aguardar na calçada até ser visto pelo motorista.