Notícia

Secretaria de Defesa Social lança o projeto ‘Patrulheiro Mirim’

Compartilhar:
1 de abr de 2011 Diversos
Imagem Secretaria de Defesa Social lança o projeto ‘Patrulheiro Mirim’
Secretaria de Defesa Social lança o projeto ‘Patrulheiro Mirim’

O secretário municipal Hemerson Yokota (Defesa Social) e a diretora da Guarda Municipal, Rute Sampaio, participaram do lançamento do projeto ‘Patrulheiro Mirim', anteontem pela manhã, na escola Paulo Freire. Na ocasião, os guardas municipais Marcos Aparecido Rodrigues e Sonyangela Imai Rossi foram apresentados como responsáveis pela coordenação. "A iniciativa está vinculada à Patrulha Escolar Comunitária", explica Yokota, "e visa estreitar laços com a comunidade escolar, constituindo uma rede integrada de segurança baseada na prevenção", diz.
Yokota ressalta que diversas reclamações de desordem vinham sendo relatadas pelas direções dos estabelecimentos da rede municipal nos últimos meses. "Os patrulheiros serão alunos escolhidos pelos colegas e professores. Temos crianças de 8 a 10 anos. Elas serão as principais aliadas. A atuação buscará, antes de mais nada, respeitar as peculiaridades de cada escola", complementa.
Elevar a auto-estima, auxiliar no desenvolvimento da liderança, promover disciplina e desenvolver uma cultura de cooperação e participação são alguns dos objetivos específicos. A princípio, três escolas serão atendidas, mas a ideia é estender o préstimo a todos os estabelecimentos da rede (são 22). Semanalmente, um aluno da 4ª série será escolhido para desempenhar as funções de "patrulheiro mirim": manter a ordem e zelar pela segurança dos companheiros no horário do intervalo escolar, além de repassar as anotações para a direção e para a Patrulha Escolar.