24 de mai de 2011 Diversos
Imagem Secretaria Municipal de Defesa Social lança a campanha de trânsito 'O Dia Sem Acidente'
‘O Dia Sem Acidente'. Esse é o tema da campanha lançada hoje (24) no periodo da manhã pela Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria de Defesa Social, na sede da Diretoria de Trânsito (Umutrans). Segundo o prefeito Moacir Silva, a segurança no trânsito e a redução do número de acidentes com vítimas são os pontos mais importantes e, para que isso aconteça, ações de prevenção devem ser realizadas. "A mudança de comportamento das pessoas no trânsito é necessária para um convívio harmônico e com mais segurança", ressaltou.
O diretor da Umutrans, Reginaldo Barros, falou sobre o "Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito - Um Pacto pela Vida", que tem como meta estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos dez anos. O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países recordistas em acidentes de trânsito. "No trânsito existem leis e regras para serem cumpridas. Para que haja uma melhor organização", avaliou.
No lançamento da ação foram apresentados dados de uma pesquisa realizada no país. Em 2010, foram realizadas 145.920 internações de vítimas de acidentes de trânsito financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um custo de aproximadamente R$ 187 milhões. Os homens representaram 78,3% das vítimas (114.285), enquanto as mulheres representaram 21,7%. A maioria das pessoas internadas tinha entre 15 e 59 anos: faixa etária de 84,9% dos homens e de 70,8% das mulheres.
Os dados do Ministério da Saúde também mostram que, de 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados em 2010 em decorrência de acidentes no trânsito. As maiores taxas ocorrem entre motociclistas (36,4 por 100 mil) e pedestres (20,5 por 100 mil).

Frota expressiva
O município comportava, em 2009, uma frota de 52.393 veículos. Em 2011, já são 57.162 veículos, sem contar a frota ‘flutuante' (carros de outras localidades que circulam diariamente na cidade). Segundo o secretário municipal Hemerson Yukio Yokota (Defesa Social), a ação busca uma maior conscientização de motoristas e pedestres. "A nossa mobilização é para que neste dia a atenção dos pedestres e motoristas seja redobrada e não ocorra nenhum acidente", disse.

Mobilização
A ação será realizada no dia 29 de junho e terá início às 6h, com término às 18, serão realizadas blitz na cidade e nos pontos de maior risco de acidentes.
A campanha visa mobilizar a sociedade num todo para que os acidentes no município diminuam e, neste dia em especial, nenhuma ocorrência seja registrada. Poderes públicos e privados foram convidados e se comprometeram a participar da programação. A Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros serão parceiros diretos no desenvolvimento da programação.

Inspiração na campanha Pé
na Faixa, Mão na Consciência

Segundo Hemerson Yokota, a campanha Pé na Faixa, Mão na Consciência, realizada no segundo semestre do ano passado, serve como inspiração para a proposta atual. "A adesão de diversos segmentos organizados foi responsável por uma das maiores campanhas de conscientização de trânsito da história do município", lembra. A programação desenvolvida pela Prefeitura - via secretarias de Defesa Social (que congrega a Umutrans e a Guarda Municipal) e de Educação, Universidade Paranaense (Unipar), Rotary, Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran obteve grande repercussão.

Texto: Patricia Steinbach
Fotos: José Anselmo Sabino