Semana de Trânsito atenta para perigos da associação álcool e direção

21 de set de 2011 Diversos
Imagem Semana de Trânsito atenta para perigos da associação álcool e direção
Semana de Trânsito atenta para perigos da associação álcool e direção
A Semana Nacional de Trânsito foi aberta ontem (19) e se estende até o próximo domingo (25). Em Umuarama, uma ampla programação foi preparada para disseminar conscientização e muitas informações acerca do tema ‘Álcool e Velocidade'. A Prefeitura, através das secretarias de Defesa Social (Guarda Municipal/Umutrans/Escolinha Municipal de Trânsito) e de Educação, conta com a colaboração da Polícia Militar, Detran, sistema de estacionamento rotativo Zona Azul, empresas, veículos de comunicação, Rotary's, Lions, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Trânsito e demais segmentos.
"A Semana Nacional de Trânsito envolve alunos e o nosso objetivo é que eles sejam agentes multiplicadores. Teremos uma semana recheada de atrativos e diferente em Umuarama, a exemplo do que ocorre em todo o País", disse o secretário municipal de Defesa Social, Hemerson Yokota. Além do trabalho desenvolvido em sala, na Escolinha de Trânsito, a programação conta com blitzes educativas nas principais vias da cidade.
O Brasil é o quinto país em número de vítimas de acidentes de trânsito. Somente no ano passado, 38 mil pessoas perderam suas vidas na ruas e estradas brasileiras. A assembléia geral da Organização das Nações Unidas, em março do ano passado, proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. O objetivo é estimular, mundialmente, esforços para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes de trânsito.
Além do secretário Yokota, prestigiaram a solenidade o major Ênio Soares (5ª Companhia Independente da Polícia Militar), Mauro Aparecido (Corpo de Bombeiros), Cláudia Canalli (Detran), o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gentil Soares, a diretora superintendente da Fundação Cultural, Thais Romero
Após a abertura, foi apresentada a peça ‘Álcool e Velocidade' (parceria com o Centro Cultural Schubert). A Guarda Municipal, através da Patrulha Escolar, realizou simulação de abordagem à pessoa em visível estado de embriaguez. Outros atrativos foram apresentação da ‘dinâmica do labirinto', com participação de alunos e professores; exposição de carro danificado após envolvimento em acidente motivado pelo consumo de bebida alcoólica.

Cronograma
A Umutrans e a Guarda Municipal, através da Patrulha Escolar, realizarão ações educativas em pontos estratégicos da cidade ao longo da semana. O cronograma da Semana de Trânsito é o seguinte:

21/09 - quarta-feira
- MANHÃ - Blitz ( BIG) 10:00 as 11:00 hrs

- TARDE - Blitz - Romer Shopping 14:00 as 15:00hrs

22/09 - quinta-feira - ESCOLA SAPIENS
- MANHÃ- Palestra - 11:00 hrs
- Blitz - 11:40 hrs (Patrulha Escolar e GM)

- TARDE - Teatro - 17:00 hrs
- Blitz - 17:30 hrs(Patrulha Escolar e GM)

23/09 - sexta-feira
- MANHÃ - Blitz (Av. Londrina) - 10:00 as 11:00