'Tachões’ serão substituídos por quebra-molas; trabalho de remoção tem início

2 de dez de 2009 Diversos
Imagem 'Tachões’ serão substituídos por quebra-molas; trabalho de remoção tem início
'Tachões’ serão substituídos por quebra-molas; trabalho de remoção tem início

A Prefeitura de Umuarama iniciou ontem a remoção dos chamados ‘tachões', implantados em diversas avenidas de Umuarama no ano passado e que se transformaram em um dos maiores alvos de críticas por parte dos motoristas. A decisão foi tomada durante reunião realizada com a participação do promotor de Justiça Marcos Antonio Souza e os secretários municipais Hemerson Yokota (Defesa Social), Antonio Carlos Favaro (Agricultura, Meio Ambiente e Turismo) e Leandro Paião (Procuradoria Geral do município).
Os ‘tachões' serão substituídos por quebra-molas convencionais ou as chamadas lombadas elevadas onde houver a necessidade de pintar faixa para pedestres, como é o caso do entorno da estação rodoviária. Os serviços de retirada começaram pela avenida Paraná (região do Lago Aratimbó). Em janeiro, o mesmo deverá ocorrer na avenida Tiradentes, avenida Londrina (na frente do Bom Preço), avenida Goiânia, estação rodoviária e rua Inajá (em frente à Escola Adventista).
Segundo explicou o secretário Hemerson Yokota, os ‘tachões' retirados serão aproveitados em outros serviços do trânsito, como retornos e reservas de vagas de estacionamento em locais previamente estabelecidos. "Não haverá desperdício de recursos públicos, já que o material será devidamente aproveitado", afiançou o secretário de Defesa Social.

Contran
A medida está em conformidade com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União em 1998 (atualizada recentemente), que proíbe as ondulações, conhecidas como ‘tachas' e ‘tachões', no sentido transversal da pista (como redutores de velocidade).