Notícia

Zona Azul vai ampliar área de estacionamento rotativo

Compartilhar:
4 de mar de 2011 Diversos
Imagem Zona Azul vai ampliar área de estacionamento rotativo
Zona Azul vai ampliar área de estacionamento rotativo

No próximo sábado (5), a concessionária do sistema de estacionamento rotativo de Umuarama iniciará a sinalização vertical e horizontal na rua Ministro Oliveira Salazar, entre a rua José Honório Ramos e a praça Miguel Rossafa, onde passará a vigorar a Zona Azul. Entre os dias 7 a 19, a empresa vai desenvolver a 'Semana Educativa', informando aos usuários como será feita a cobrança do estacionamento que entra em vigor no próximo dia 23. Esse é o único trecho da rua Ministro Oliveira Salazar onde o estacionamento não é pago.
Comerciantes e prestadores de serviço estabelecidos naquela área vinham insistindo para que a Zona Azul incorporasse a quadra. Inclusive, entregaram ao prefeito Moacir Silva um abaixo assinado fazendo a reivindicação. "Não havia motivos para deixar de aplicar ali o sistema de estacionamento rotativo e a demora se deu por motivos alheios à nossa vontade", explica Hemerson Yokota, secretário de Defesa Social, pasta responsável pela fiscalização e orientação do trânsito urbano.

Semáforo
O secretário também informou sobre a instalação de um semáforo no cruzamento das avenidas Manaus, Rio Branco e Anhanguera. O equipamento deverá entrar em funcionamento logo após o feriado de Carnaval. "A administração, na realidade, está atendendo inúmeras reivindicações sobre a adoção de medidas para oferecer segurança ao tráfego no local", explica Yokota. O secretário lembra que a avenida Anhanguera é uma via de ligação com vários bairros populosos e a ligação com as avenidas Manaus e Rio Branco faz o movimento de veículos (carros, motos, ônibus, bicicletas) ser bastante intenso, principalmente nos três períodos de pico (das 7h30 às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 19h). O cruzamento é considerado de alto risco para ocorrência de acidentes e a ausência de um mecanismo de controle de tráfego contribui para aumentar a insegurança.
Conforme a Secretaria de Defesa Social, no ano passado foram registrados 879 acidentes de trânsito em Umuarama. Desses, cerca de 200 ocorreram na área central. E 15% desse número de acidentes aconteceram no referido cruzamento, o que justifica a instalação de um semáforo.