11 de dez de 2019 Saúde
Imagem PA reduz atendimento para transferir estrutura à nova sede, na Ângelo M. Fonseca

O Pronto Atendimento Municipal está atendendo com restrições nesta semana para a mudança ao novo prédio, na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, próximo da Delegacia de Polícia Civil. Para atender à população neste período, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema que envolve as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais de plantão na cidade.

A transferência dos equipamentos, sistemas e algumas estruturas ocorre entre os dias 10, 11, 12 e 13 – período em que o PA atual teve o atendimento reduzido. “Nestes dias, os pacientes devem procurar as unidades de saúde dos seus respectivos bairros, que terão a estrutura reforçada para o atendimento até as 17h”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Dois médicos permanecerão de plantão no PA atual, durante a mudança, para atender os casos mais urgentes e as emergências, como traumas e riscos mais sérios ao paciente, serão encaminhadas direto para os hospitais de plantão. “A partir das 17h, os casos de urgência e emergência serão avaliados no PA e, se necessário, encaminhados ao hospital que estiver de plantão no dia”, detalhou a secretária, após conversa com representantes das casas de saúde.

Com remanejamento durante esses dias, a população não ficará sem atendimento. A Secretaria de Saúde também está em contato com o Samu e o Corpo de Bombeiros para regular as emergências e encaminhar vítimas de problemas mais graves diretamente ao hospital de plantão. “Vamos estreitar a comunicação entre médicos e enfermeiros dos postos de saúde e profissionais dos hospitais para minimizar eventuais dificuldades, a fim de que todos os pacientes sejam muito bem atendidos”, completou Cecília Cividini.

A inauguração do novo Pronto Atendimento, que funcionará 24h a partir de janeiro de 2020, foi marcada para a sexta-feira, 13, às 18h30, e o funcionamento terá início no sábado, 14, a partir das 7h. A nova unidade, construída em conjunto com a Universidade Paranaense (Unipar), está muito bem estruturada e vai melhorar bastante as condições de atendimento à população. A partir de janeiro ela permanecerá aberta 24h por dia, todos os dias da semana. “Porém precisamos deste tempo para a transferência e implantação dos equipamentos e sistemas e contamos com a compreensão de todos”, completou a secretária.