Ponto de ônibus tem vidro quebrado em ação de vandalismo

14 de ago de 2019 Serviços Públicos
Imagem Ponto de ônibus tem vidro quebrado em ação de vandalismo
Ponto de ônibus tem vidro quebrado em ação de vandalismo

A Prefeitura de Umuarama registrou mais um ato de vandalismo contra o patrimônio público na noite de terça-feira, 13. Parte do fechamento em vidro temperado de um ponto de ônibus na Avenida Tiradentes foi quebrado e os estilhaços ficaram espalhados pelo chão, oferecendo riscos aos usuários. O setor de Serviços Públicos providenciou a limpeza nesta quarta e o vidro será recolocado nos próximos dias.

Vandalismo é um tema recorrente para a administração. “Algumas pessoas se esquecem que os bens públicos são adquiridos com impostos pagos pela população e são de uso comum, ou seja, de todos – inclusive das pessoas que praticam esses atos. Mais do que prejuízo ao município, a atitude mostra falta de respeito com o patrimônio público – que não é da Prefeitura, mas da população – e ainda oferece riscos aos usuários”, lamentou o prefeito Celso Pozzobom.

Além de pontos de ônibus, carros do município, lixeiras e vidros de prédios públicos – inclusive escolas e postos de saúde –, bem como a Estação Rodoviária, costumam ser alvos de vândalos. Por sorte, o número de casos não é tão alto na cidade. “Mesmo assim o vandalismo deixa suas marcas e prejuízos, exigindo o uso de recursos que poderiam ser direcionados para outras demandas e necessidades da população”, acrescentou o prefeito.

No caso dos pontos de ônibus, o município investiu cerca de R$ 400 mil na aquisição e instalação de 60 abrigos em diversas regiões da cidade. “O investimento busca para dar conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo urbano, além de embelezar a cidade com modernas e bonitas estruturas. É uma necessidade de muitos anos que agora estamos suprindo”, apontou.

Os abrigos contam com cinco assentos em formato anatômico (um deles para pessoas obesas e outro para gestantes, pessoas com crianças de colo, mobilidade reduzida ou idosos). Eles são montados em estrutura de tubos galvanizados com fechamento em vidro temperado, cobertura em policarbonato, espaço publicitário e são identificados com o brasão do município.

Atos recentes de vandalismo atingiram os banheiros da Estação Rodoviária, a Unidade Básica de Saúde Bem Estar, o Bosque Uirapuru e lixeiras de praças.