Blitz educativa orienta 5 mil motoristas na Av. Paraná

26 de jul de 2018 Umutrans
Imagem Blitz educativa orienta 5 mil motoristas na Av. Paraná
Blitz educativa orienta 5 mil motoristas na Av. Paraná
 Uma operação conjunta entre forças de segurança e voluntários atingiu mais de 5 mil motoristas que passavam pelo centro da cidade, na tarde desta quarta-feira, 25. A blitz educativa foi montada em um bloqueio de veículos no baixadão da Avenida Paraná, na Praça Santos Dumont. Foram entregues materiais educativos e repassadas orientações, com a finalidade de melhorar o trânsito na região central, onde se concentra o maior volume de veículos no horário comercial.
Umuarama conta com mais de 80 mil carros, motos, caminhões e ônibus trafegando diariamente. A circulação da frota recebe ainda muitos veículos de cidades próximas e outras regiões do Paraná, outros Estados e do Paraguai, o que aumenta o fluxo ainda mais. E a falta de atenção e respeito à sinalização, por parte de alguns motoristas, torna o trânsito perigoso na Capital da Amizade – neste ano, já são milhares de acidentes registrados, com dezenas de feridos e 15 mortes.
“É esta estatística que queremos mudar com ações educativas e adequações estruturais, melhorando a fiscalização. Vidas se perdem no trânsito, sem falar nas pessoas que ficam marcadas pelo resto da vida e nos prejuízos que os acidentes causam”, justificou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer. Além da Diretoria de Trânsito de Umuarama, o trabalho de conscientização envolveu a Guarda Municipal, Polícia Militar, Ciretran e conselhos municipais de Segurança e de Trânsito.
Além dos policiais e guardas, a ação reuniu um grande número de voluntários, aumentando o impacto do trabalho. “Como o caráter era educativo, orientamos motoristas flagrados em infrações leves. Como o movimento é intenso naquele ponto, houve filas e um pouco de congestionamento. Notamos que, como a blitz era avistada de longe, muitos motoristas colocavam o cinto, guardavam o celular e se adequavam antes de passarem pelo bloqueio”, completou a diretora.
Porém, a intenção é justamente essa: chamar a atenção para a campanha e para que cada motorista repense a sua atitude no trânsito. Apenas uma pessoa foi autuada por uso de celular ao dirigir, uma infração de trânsito bem comum. “A motorista estava tão envolvida pela ligação telefônica e desligada do trânsito que nem percebeu que a fila de veículos tinha por motivo a realização de uma blitz. Acabou multada”, completou a diretora.
Ações semelhantes devem ser realizadas nos próximos dias, em outros locais, com a mesma finalidade: conscientizar os motoristas a dirigir com atenção e a respeitarem as normas de trânsito para aumentar a segurança de todos e reduzir os acidentes.