Implantação de novos semáforos começa com adequação de canteiros

18 de jul de 2018 Umutrans
Imagem Implantação de novos semáforos começa com adequação de canteiros
Implantação de novos semáforos começa com adequação de canteiros
 A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) está executando adequações em diversos cruzamentos que, nos próximos meses, receberão conjuntos semafóricos para orientar o trânsito de veículos e dar mais segurança na travessia de pedestres. No momento são realizadas as obras civis, como prolongamento de canteiros e rebaixamento de guias para acessibilidade e reposicionamento de faixas de pedestre. Os equipamentos serão instalados conforme forem entregues pela empresa vencedora da licitação destinada à aquisição e instalação.
O primeiro semáforo desta etapa será instalado nos próximos dias, no cruzamento da Avenida Ângelo Moreira da Fonseca com a Avenida Apucarana, no Bosque Uirapuru – imediações da feira do produtor realizada às quartas-feiras. Em breve também serão implantados equipamentos na esquina da Avenida Rolândia com Rua Ministro Oliveira Salazar e na confluência da Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes com a Parigot de Souza (no canto do Cemitério Municipal).
“São locais de grande movimento nos horários de pico em que o trânsito tem fica complicado. A semaforização ajuda a controlar o fluxo, pois organiza a passagem dos veículos, e com isso reduz incidentes e acidentes – desde que o sinal vermelho seja respeitado pelos motoristas e os pedestres também se mantenham atentos”, explicou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.
O prefeito Celso Pozzobom tem destacado uma série de investimentos na mobilidade urbana, como recapeamento de vias, reforço e modernização na sinalização e a fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres, que será ampliada no próximo mês. “São cuidados que tomamos para dar mais segurança e preservar a vida das pessoas. Mas as boas condições das vias não podem ser um estímulo para o excesso de velocidade. É preciso respeitar a sinalização e conduzir os veículos com atenção e segurança, pelo bem de todos”, orientou o prefeito.
Outros locais bastante movimentados também receberão semáforos nos próximos meses – a confluência da Avenida Parigot de Souza com a Guanabara e da Avenida Zaeli com a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ambos próximos à saída para Xambrê (PR-489) e na rota da rodovia PR-323 para o centro da cidade, e também no cruzamento das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Anhanguera, onde está sendo construída uma edificação que vai abrigar um grande supermercado, no antigo pátio rodoviário da Prefeitura.
O investimento em sinalização é fundamental para disciplinar o trânsito. A diretora da Umutrans lembra que a cidade já superou a marca de 80 mil veículos em circulação e tem uma das maiores médias do Estado na relação veículo por habitante. “No ano passado tivemos quase 1.100 acidentes com vítimas (mortos ou feridos) no perímetro urbano, conforme dados da Polícia Militar. Neste ano, em seis meses já foram 403 acidentes com pessoas feridas e 14 pessoas morreram vítimas do trânsito. Embora estejamos experimentando uma redução no comparativo com o ano passado, ainda são muitos acidentes”, concluiu Dianês Piffer.