Notícia

Pesquisa apura origem e destino da população para o Plano de Mobilidade

Compartilhar:
18 de jul de 2018 Umutrans
Imagem Pesquisa apura origem e destino da população para o Plano de Mobilidade
Pesquisa apura origem e destino da população para o Plano de Mobilidade
 A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) vem realizado uma pesquisa origem e destino da população, que objetiva levantar o volume e as características dos deslocamentos realizados pelos umuaramenses em suas atividades diárias. “Os hábitos de deslocamento das pessoas que moram e passam por uma região são investigados para que se possa saber de onde vêm, para onde vão, como vão e quando fazem isso”, explica a diretora Dianês Maria Piffer.
Com o cruzamento dos resultados da Pesquisa Origem Destino com algumas variáveis, tais como características socioeconômicas ou aspectos físicos e urbanos da ocupação do território, é possível estabelecer projeções futuras para as necessidades de deslocamentos da população. Esses dados são importantes para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que está em curso e deve ser votado ainda este ano pela Câmara Municipal.
Nesta quarta-feira, 18/07, as pesquisas de entrevista domiciliar serão realizadas no Conjunto Habitacional Sonho Meu e no Parque Jabuticabeiras. “Nesse dia também iniciaremos a distribuição das pesquisas impressas em alguns edifícios residenciais do município. O morador deverá responder o questionário e deixá-lo em uma urna disponibilizada no próprio edifício. Além dos prédios, a população que tiver interesse poderá também preencher o questionário que será disponibilizado na Prefeitura, na Umutrans, em algumas unidades básicas de saúde (UBS) e no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social”, acrescenta a diretora da Umutrans.
Durante essa fase de levantamento, os pesquisadores comparecerão às casas dos moradores devidamente identificados com colete amarelo e crachá da Pesquisa Origem Destino. Eles estarão munidos de tablets para registrar as respostas ao questionário. “É importante a população receber bem os pesquisadores, pois os dados que eles estão levantando são muito importantes para a elaboração do Plano de Mobilidade. Quanto mais dados confiáveis nós tivermos, mais adequado será o plano à realidade e às necessidades de Umuarama para agora e para os próximos anos”, completou Dianês Piffer.
 
Legenda/ foto
 

As imagens mostram a identificação do entrevistador, bem como o modelo do crachá que ele utiliza para o trabalho